Estudantes de Direito participam de palestra sobre o sistema prisional catarinense
Estudantes e egressos do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, recentemente, da palestra O sistema prisional catarinense: peculiaridades do Oeste do Estado. A palestra foi ministrada pela gerente de execução penal da penitenciária de Chapecó, Sônia Maria Lohmann, pelo supervisor e agente penitenciário, Rafael Scherner, e pelo administrador da unidade prisional […]
Publicado em 18/08/2015
Por
Estudantes e egressos do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, recentemente, da palestra O sistema prisional catarinense: peculiaridades do Oeste do Estado. A palestra foi ministrada pela gerente de execução penal da penitenciária de Chapecó, Sônia Maria Lohmann, pelo supervisor e agente penitenciário, Rafael Scherner, e pelo administrador da unidade prisional de São Miguel do Oeste, André de Oliveira. A atividade integrou a 18ª Semana de Estudos Jurídicos da Unoesc São Miguel do Oeste.
Durante o evento, Sônia explicou o funcionamento do Departamento de Administração Prisional (Deap). Segundo ela, um dos objetivos do Deap é contribuir para a reinserção social dos presos. Sônia também detalhou a estrutura do complexo penitenciário de Chapecó, que terá um novo pavilhão para o regime fechado, presídio feminino e um Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), que atenderá até 60 adolescentes. As obras ainda estão em andamento.
Outro assunto abordado foi a superlotação das penitenciárias. Dados apresentados pelos palestrantes evidenciam o problema da superlotação nos presídios catarinenses. Na região Oeste, há 1.650 vagas para 2.762 presos. Em todo o Estado são 16.535 presos para 12.174 vagas. Os participantes do evento também puderam sanar dúvidas sobre o sistema de revistas e sobre outras ações que são adotadas para coibir a entrada de drogas e celulares nos presídios.
Semana de Estudos Jurídicos
Cerca de 600 estudantes e egressos do curso de Direito participaram da 18ª Semana de Estudos Jurídicos. De acordo com o coordenador, professor Nédio Dariva Pires de Lima, foram abordados temas de relevância nacional.
— As palestras foram de alta qualidade, propiciando uma experiência singular aos participantes — destaca o professor.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de participar das palestras: O que você tem a ver com a corrupção? ministrada pelo promotor de Justiça, Pablo Inglez Sinhori; Planejamento estratégico na advocacia com o professor Brunno Giancoli; O direito de família e o novo Código de Processo Civil abordada pelo advogado Douglas Freitas e a A terceirização e o Projeto de Lei 4.330/04: aspectos polêmicos ministrada pelo advogado André Rodrigues.