Estudantes de Direito da Unoesc Videira realizam visita de estudos ao IML
Acadêmicos da 3ª fase do curso de Direito da Unoesc Videira, acompanhados pela professora e psicóloga Franciele A. Malta Ribeiro, estiveram no sábado, 19 de agosto, realizando visita de estudos no Instituto Médico Legal de Joaçaba. No local, os acadêmicos participaram da palestra sobre autópsia psicológica de suicidas, que acontece a partir da entrevista com […]
Publicado em 01/09/2017
Por
Acadêmicos da 3ª fase do curso de Direito da Unoesc Videira, acompanhados pela professora e psicóloga Franciele A. Malta Ribeiro, estiveram no sábado, 19 de agosto, realizando visita de estudos no Instituto Médico Legal de Joaçaba.
No local, os acadêmicos participaram da palestra sobre autópsia psicológica de suicidas, que acontece a partir da entrevista com os familiares desses sujeitos. A palestra foi ministrada por Abel Petter, suicidólogo, estudante de Psicologia e auxiliar médico legal do Instituto Geral de Perícias (IGP) de SC.
A morte em decorrência de um suicídio, segundo Franciele A. Malta Ribeiro, causa muito impacto na sociedade e é envolvida por muitos tabus:
— Através da autópsia psicológica, é possível reconstituir o perfil comportamental e psicológico do sujeito que cometeu o suicídio. Essa prática torna-se necessária para o conhecimento dos profissionais da Psicologia, medicina e direito — comentou.
Nesse sentido, afirma a professora e psicóloga, torna-se fundamental preparar os futuros profissionais da área do Direito para tornarem-se capaz de perceber, em sua prática profissional, o sujeito na totalidade dos seus aspectos físicos, psíquicos e legais.