Página inicial O que acontece Estudantes de Agronomia da Unoesc participam de viagem técnica a agroindústrias da região
Notícia São Miguel do Oeste São José do Cedro Maravilha

Estudantes de Agronomia da Unoesc participam de viagem técnica a agroindústrias da região


Quarenta estudantes do curso de Agronomia da Unoesc, dos campi de São José do Cedro, Maravilha e São Miguel do Oeste, participaram de uma viagem técnica a agroindústrias do município de Lajeado Grande. A atividade foi acompanhada pelos professores Claudia Klein e Paulo Sérgio Gularte e proporcionou aos estudantes contato com diferentes etapas da produção e da gestão de empreendimentos agroindustriais familiares.

A programação começou pela Casa Bianchi, onde os estudantes acompanharam diferentes etapas da ovinocultura leiteira desde o manejo do rebanho e a ordenha até o processamento do leite e a fabricação de derivados. Durante a atividade, também foram abordados aspectos relacionados à qualidade da matéria-prima, comercialização, empreendedorismo e turismo rural.

Na sequência, visitaram a Destilaria Kufner, em que conheceram processos relacionados à produção de bebidas destiladas e aspectos da gestão agroindustrial. A atividade também possibilitou discutir estratégias de comercialização e a valorização da identidade regional na produção.

A viagem técnica teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade de sistemas agroindustriais familiares e possibilitar o contato com processos produtivos, tecnológicos e gerenciais relacionados à agregação de valor aos produtos agropecuários.

Para a professora Claudia Klein, experiências como essa ampliam a percepção dos futuros engenheiros-agrônomos sobre as possibilidades de atuação profissional.

— A realização de atividades práticas como essa contribui para ampliar a visão dos futuros profissionais sobre as diferentes possibilidades de atuação do engenheiro-agrônomo, especialmente na agregação de valor, no empreendedorismo e no desenvolvimento de sistemas agroindustriais — destaca.

A atividade também permitiu aos estudantes observar, na prática, como conhecimentos relacionados à produção agropecuária podem ser associados à gestão, ao processamento e à comercialização, agregando valor às matérias-primas e criando novas possibilidades de geração de renda no meio rural.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.