Estudante da Unoesc Joaçaba desenvolve pesquisa com IA para tradução de Libras em tempo real
Publicado em 12/12/2025
Por Imprensa Unoesc
O estudante Gabriel Rech Garcia de Moura, do curso de Engenharia de Computação da Unoesc Joaçaba, apresentou, no dia 18 de novembro, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Sistema em tempo real para detecção de gestos manuais da Língua Brasileira de Sinais com aprendizado de máquina”. A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação do professor Kleyton Hoffman e avaliada por uma banca composta pelos professores Aldineia Almeida e Guilherme Rossetti Anzollin.
O projeto propõe uma solução inovadora baseada em visão computacional e inteligência artificial (IA), capaz de reconhecer gestos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e realizar a tradução em tempo real, contribuindo diretamente para a promoção da acessibilidade e da inclusão na comunicação entre pessoas surdas e ouvintes.
A professora Aldineia Almeida, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, foi convidada a integrar a banca em razão de sua atuação acadêmica voltada à área da surdez. Para ela, iniciativas como essa são fundamentais para o avanço do atendimento inclusivo.
— Esse tipo de pesquisa é essencial para a evolução do acolhimento, da acessibilidade e do atendimento às pessoas surdas. A tecnologia pode ser uma grande aliada da inclusão — destacou.
De acordo com o estudante Gabriel Rech Garcia de Moura, o interesse pelo tema surgiu a partir da preocupação com a acessibilidade.
— Sempre tive interesse por essa área. Pensei em desenvolver um trabalho que, por meio de visão computacional e IA, pudesse interpretar os sinais em Libras e realizar a tradução em tempo real, aproximando ainda mais as pessoas — explicou.
Segundo o professor orientador Kleyton Hoffman, o sistema já apresenta resultados importantes, especialmente no reconhecimento de gestos mais simples.
— Atualmente, o sistema consegue interpretar os gestos das letras, que são sinais fixos, e alguns sinais dinâmicos, como ‘oi’ e ‘tchau’. O maior desafio está na formação de sentenças mais complexas, pois a Libras envolve também expressões corporais e faciais. Mesmo assim, o trabalho tem grande potencial de evolução e ampliação — avaliou.
Conforme o professor, o projeto poderá avançar para o reconhecimento de outros sinais e estruturas mais complexas da Libras, fortalecendo ainda mais sua aplicabilidade.
— O trabalho desenvolvido no curso de Engenharia de Computação da Unoesc Joaçaba reforça o compromisso da Universidade com a inovação, a inclusão e a produção de conhecimento com impacto social, demonstrando como a tecnologia pode atuar diretamente na promoção do acesso à comunicação e à cidadania — enalteceu Kleyton.


