Página inicial O que acontece Estado repassará mais R$ 2,5 milhões para ampliação do HUST
Graduação

Estado repassará mais R$ 2,5 milhões para ampliação do HUST

O governador Raimundo Colombo esteve em Joaçaba nesta segunda-feira (6), onde assinou convênio para liberação de mais R$ 2,5 milhões para as obras de ampliação do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). A assinatura ocorreu durante um almoço realizado no Clube Cruzeiro, em que foram formalizados mais três convênios realtivos a repasses de recursos do Executivo […]


O governador Raimundo Colombo esteve em Joaçaba nesta segunda-feira (6), onde assinou convênio para liberação de mais R$ 2,5 milhões para as obras de ampliação do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). A assinatura ocorreu durante um almoço realizado no Clube Cruzeiro, em que foram formalizados mais três convênios realtivos a repasses de recursos do Executivo Estadual.

Os valores previstos no convênio assinado entre o Governo do Estado e o HUST serão liberados a partir de março, em 10 parcelas. Segundo o diretor do hospital, Adgar Bittencourt, serão utilizados na finalização da parte estrutural e de alvenaria das obras de ampliação da casa de saúde, que iniciaram em 2009 e devem ser concluídas em 2014.

O projeto de ampliação aumentará a capacidade de atendimento do hospital, que hoje conta com 110 leitos e até o final da obra passará a ter 202, 10 deles de UTI.

Desde o início de sua execução, o projeto conta com o apoio do governo estadual: com os R$ 2,5 milhões garantidos nesta segunda-feira, serão mais de R$ 5,5 milhões investidos pelo Estado nas obras de ampliação do HUST. O governador justificou os repasses em seu pronunciamento: “A questão da saúde é hoje a maior demanda da sociedade. E Joaçaba é um polo regional que tem tecnologia e condições de prestar um serviço estratégico para toda esta região. Por isso, ao investir no hospital estamos melhorando o bem-estar das pessoas”.

Os outros convênios assinados nesta segunda-feira beneficiam o município de Joaçaba (com R$ 1,8 milhão para a conclusão das obras da nova rodoviária), a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval do Oeste (com R$ 700 mil para a realização do desfile das escolas de samba) e a realização de um campeonato regional de futebol de campo que envolverá 24 equipes de oito municípios.

O governador foi recebido por autoridades políticas, empresários e demais lideranças da região, entre elas o Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon. Sua visita foi acompanhada pelos secretários de Agricultura, João Rodrigues, e de Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Calcagnotto; pelo deputado federal Jorginho Mello e pelos deputados estaduais Gelson Merísio (presidente da Assembleia Legislativa) e Romildo Titon.

Polo de Inovação

Durante a solenidade de assinatura dos convênios, o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, entregou ao governador uma cópia do plano de desenvolvimento do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale). O documento sintetiza um projeto desenvolvido pela Unoesc por meio de uma chamada pública da Fapesc e com a parceria da SDR Joaçaba e de outras entidades da região.

A intenção do prefeito era reforçar a expectativa da região em abrigar um dos 12 polos tecnológicos que o Governo pretende criar em Santa Catarina e que a região seja uma das primeiras a ser contempladas. “Temos um estudo que vem sendo desenvolvido há dois anos e estamos bem adiantados em termos de planejamento para criação de um polo de inovação”, afirmou Laske.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.