Encontro de Coordenadores de Curso debateu critérios de avaliação externa da Unoesc
Em reunião em Chapecó, docentes obtiveram informações sobre métodos do MEC A Unoesc, Unidade de Chapecó, sediou, no dia 22 de julho, o 3º Encontro de Coordenadores de Curso. “Avaliação Externa: Diretrizes e Instrumentos”, este foi o tema que mobilizou os responsáveis pelos cursos em todos os campi da Universidade para debates ao longo do […]
Publicado em 24/07/2009
Por
Em reunião em Chapecó, docentes obtiveram informações sobre métodos do MEC
A Unoesc, Unidade de Chapecó, sediou, no dia 22 de julho, o 3º Encontro de Coordenadores de Curso. “Avaliação Externa: Diretrizes e Instrumentos”, este foi o tema que mobilizou os responsáveis pelos cursos em todos os campi da Universidade para debates ao longo do dia. A mesa de abertura foi composta pelo reitor da Unoesc, Aristides Cimadon; pelo presidente da Funoesc, Genésio Teo; pelo vice-reitor Acadêmico, Luiz Carlos Lückmann; pelo diretor geral da Unidade de Chapecó, Eliandro Bortoluzzi; e pelo vice-reitor do Campus de São Miguel do Oeste, Vitor Carlos D´Agostini.
O reitor, em sua fala, demonstrou estar preocupado com a questão da qualidade do ensino e salientou que o Ministério da Educação (MEC) está mais rigoroso na avaliação das instituições de nível superior. “Precisamos ter todos os nossos cursos muito bem avaliados, e, para isso, temos que ter obsessão por buscar sempre o melhor. Possuímos uma condição invejável no que diz respeito à estrutura e ao pessoal. Mas ainda vamos melhorar muito mais, procurando, a cada dia, um diferencial para nossos cursos. Precisamos formar bons profissionais e verdadeiros líderes para a sociedade”, ressaltou Cimadon.
Lückmann, antes de dar início aos debates, afirmou que o encontro era uma oportunidade para que o corpo docente encontrasse um perfeito entendimento dos critérios do MEC a fim de que a Unoesc consiga melhorar em sua missão e obter, progressivamente, boas avaliações. Em seguida, iniciaram-se os debates. Na parte da manhã os coordenadores de curso puderam tirar dúvidas sobre vários temas como “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior”, “Avaliação institucional externa – análise do instrumento”, “Planejamento, gestão profissional e avaliação” e “Dimensões e análise de avaliação de cursos”. Na parte da tarde, divididos por áreas de conhecimento, os docentes entenderam a aplicação do Instrumento de Avaliação de Renovação de Reconhecimento.