Encontro de Coordenadores aborda gestão de cursos de graduação
Teve início nesta manhã na Unoesc Campus de Joaçaba o VII Encontro de Coordenadores, evento que integra a política de formação permanente de coordenadores de cursos e docentes mantida pela Instituição. Participam coordenadores de Curso e de Áreas, dirigentes da instituição, coordenadores pedagógicos e funcionários, totalizando aproximadamente 150 pessoas. A programação está centralizada no Auditório […]
Publicado em 13/07/2011
Por
Teve início nesta manhã na Unoesc Campus de Joaçaba o VII Encontro de Coordenadores, evento que integra a política de formação permanente de coordenadores de cursos e docentes mantida pela Instituição. Participam coordenadores de Curso e de Áreas, dirigentes da instituição, coordenadores pedagógicos e funcionários, totalizando aproximadamente 150 pessoas.
A programação está centralizada no Auditório Jurídico do Campus de Joaçaba. A temática desta edição é a gestão dos cursos de graduação da Unoesc. Pela manhã, após a abertura oficial, os participantes assistiram a uma palestra com o Reitor Aristides Cimadon, o Vice-reitor Acadêmico Nelson Santos Machado e a coordenadora de Mobilidade Acadêmica Kaline Zeni, sobre os desafios da gestão profissional dos cursos de graduação.
Hoje a tarde, o grupo será dividido para assistir a dois minicursos: um sobre marketing no ensino superior, com o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Videira, Marcelo Zenaro, e outro sobre a elaboração de planilhas financeiras para convênios e projetos, com os diretores de Gestão, Planejamento e Finanças dos Campi de Joaçaba e São Miguel do Oeste, Alciomar Antônio Marin e Abílio Simon, e a analista de custos e responsável pelas prestações de contas dos convênios da Unoesc no Campus de Joaçaba, Giovana Moreira.
Amanhã, a programação terá sequência com a socialização de experiências de gestão de curso. Serão três apresentações, feitas pelos coordenadores dos cursos de Licenciatura do Campus de Xanxerê, de Administração do Campus de São Miguel e de Comunicação Social do Campus de Joaçaba, que se chamam, respectivamente, Edina Cristina Rodrigues Ruaro, Ornelio Stertz e Silvia Spagnol Simi dos Santos.
O Encontro de Coordenadores é promovido semestralmente pela Unoesc, com a finalidade de propor reflexões acerca da gestão dos cursos de graduação da Unoesc, a partir da integração e da socialização das experiências e vivências.
Esta edição é organizada pela Diretoria de Graduação e pela Coordenadoria Pedagógica do Campus de Joaçaba.
Abertura
A abertura do Encontro de Coordenadores teve a presença dos dirigentes da Instituição, como o Reitor, o Vice-Reitor Acadêmico, o Vice-reitor do Campus de Xanxerê e presidente da Funoesc, Genesio Téo, do Vice-reitor do Campus de Videira, Antônio Carlos de Souza, do diretor da Unidade de Chapecó, Eliandro Gustavo Bortoluzzi, e da Pro-reitora Acadêmica de São Miguel do Oeste, Marilene Stertz, que representou o Vice-reitor daquele Campus, Vitor Carlos D’Agostini, além de diretores de Campi Aproximados e Unidades, dos demais Pró-reitores Acadêmicos e dos diretores de Graduação, de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e de Gestão, Planejamento e Finanças.
A solenidade teve o pronunciamento de todos os componentes da mesa de honra, que agradeceram a presença de todos os participantes e ressaltaram a importância do Encontro de Coordenadores para a Unoesc, uma vez que proporciona uma importante atualização a respeito da gestão dos cursos de graduação e a integração entre todos os cursos.
O Vice-reitor do Campus de Xanxerê e Presidente da Funoesc, que fez a abertura oficial do evento, destacou que gestão é um dos maiores desafios da atualidade, espeialmente por se tratar de uma questão que evolui a cada dia, merecendo atenção constante. “A equipe que pensou nesse tema foi muito feliz, pois não há como pensar na Instituição da outra forma a não ser com o melhor modelo de gestão, que precisamos encontrar”, afirmou.
Ele também valorizou o grupo presente: “quando olhamos para essa equipe que está aí, de dirigentes, coordenadores e funcionários, não tenho dúvida nenhuma de que estamos bem amparados para fazer uma ótima gestão da nossa instituição”, disse.
A palestra que seguiu a abertura oficial do evento abordou questões como o cenário da educação superior no país, gestão estratégica em instituições de ensino, políticas do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação em relação ao ensino superior, inovação como ligação entre Universidade e sociedade, a preocupação da Universidade com a empregabilidade dos seus egressos, sustentabilidade ambiental, internacionalização da mobilidade acadêmica como forma de enriquecer a formação de estudantes e professores e o panorama atual e perspectivas da mobilidade