Encerramento do Programa de Qualificação para Exportação é marcado por ótimos resultados e troca de experiências
Publicado em 03/10/2024
Por Imprensa Unoesc Chapecó

O Ponto.Zero da Unoesc Chapecó foi palco para histórias inspiradoras na tarde da terça-feira (1º), através da atividade de encerramento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), Núcleo Chapecó e Polos Joaçaba e São Miguel do Oeste. Gestores das empresas que passaram pelo ciclo realizado pela APEX-Brasil e Unoesc Chapecó dividiram experiências e celebraram a internacionalização de seus negócios.
Este é o terceiro ciclo do PEIEX, e mais uma vez resultados práticos já são registrados com o início da comercialização de produtos para dezenas de países da América do Sul, América do Norte, África e Europa, além de outros estados do Brasil.
— A experiência do PEIEX foi fundamental para o desenvolvimento do meu negócio numa perspectiva internacional. É muito difícil uma assessoria ou consultoria dar resultado, pelo menos na minha experiência. O contato com a Unoesc, através do PEIEX, de fato apresentou retorno. Somos muito gratos — registra o CEO da Segma GPS Agrícola, Tiago Castagno.
Além do compartilhamento dos resultados, através de dados, houve a exibição de vídeos com depoimentos de empresários que já passaram pelo programa e colhem os frutos do comércio exterior. No mesmo sentido, empreendedores, presencialmente, participaram de um Talk Show, em que dividiram suas conquistas.
— A Unoesc, nessas três edições, sempre apresentou uma equipe de altíssimo nível, de formação e experiência no mercado, com competências práticas. Esses são alguns dos motivos que fizeram com que essa parceria resultasse em ótimos índices — valida o gestor da Apex-Brasil, com a Unoesc, Ulisses Medeiros de Araújo Júnior.
Através do programa, as empresas envolvidas relataram também crescimento na atuação de mercado interno, sendo um reflexo paralelo, a partir das novas práticas. O PEIEX além de preparar a empresa para o início da internacionalização, pelos processos burocráticos, também cria caminhos e realiza contatos direcionando as empresas aos mercados que de fato se relacionam melhor com os produtos oferecidos.
— Este é um projeto que reforça a missão da Unoesc com o desenvolvimento regional. Seja para expansão ou primeira exportação, pudemos notar o quanto conseguimos contribuir. Inclusive reencontrando diplomados da Unoesc que hoje estão à frente dos programas de internacionalização das empresas que representam. Isso nos orgulha muito — celebra a monitora do PEIEX, Inocência Boita Dalbosco.