Enade avaliará 13 cursos da Unoesc
Exame será aplicado no próximo domingo No próximo domingo, dia 21, 1065 acadêmicos de 13 cursos de graduação da Unoesc realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ferramenta que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem por objetivo mensurar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em […]
Publicado em 17/11/2010
Por
Exame será aplicado no próximo domingo
No próximo domingo, dia 21, 1065 acadêmicos de 13 cursos de graduação da Unoesc realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ferramenta que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem por objetivo mensurar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
Os cursos da Unoesc que passarão pela avaliação neste domingo são Agronomia (oferecido em Campos Novos, São José do Cedro e Xanxerê); Enfermagem (Joaçaba e São Miguel do Oeste); Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Odontologia (Joaçaba); Biomedicina e Serviço Social (São Miguel do Oeste); Farmácia e Nutrição (Videira); Medicina Veterinária e Zootecnia (Xanxerê); e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Xanxerê).
O Enade – que neste ano também avaliará os cursos de Terapia Ocupacional e de Tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar e Radiologia oferecidos por outras instituições de ensino – é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.
Estão habilitados a participar todos os estudantes em final de primeiro (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados, conforme os critérios detalhados pelo Ministério da Educação. O estudante habilitado é obrigado a participar do Exame, sendo que sua participação é indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela instituição de ensino.
Conforme o professor Rogério Bilibio, que coordena a Avaliação Institucional no Campus de Joaçaba, a Universidade tem uma política permanente de incentivo e preparação dos seus alunos para o Enade. Essa política consiste no trabalho de esclarecimento acerca da metodologia empregada na prova e da importância de respondê-la com cuidado, bem como ao questionário sócioeconômico que a acompanha, mas também e principalmente na busca pela excelência no processo de ensino dos conteúdos contemplados na matriz curricular de cada curso.