Egresso aproveita viagem de férias para visitar a Unoesc
Visita trouxe boas notícias e orgulho para a Instituição No início deste mês, Caetano Spuldaro Neto, egresso do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Unoesc Campus de Joaçaba, esteve na Universidade visitando o coordenador do curso, professor Antonio Carlos Ferreira, e o coordenador da Área das Ciências Exatas e da Terra (ACET), professor José […]
Publicado em 16/06/2011
Por
Visita trouxe boas notícias e orgulho para a Instituição
No início deste mês, Caetano Spuldaro Neto, egresso do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Unoesc Campus de Joaçaba, esteve na Universidade visitando o coordenador do curso, professor Antonio Carlos Ferreira, e o coordenador da Área das Ciências Exatas e da Terra (ACET), professor José Carlos Azzolini. Embora seja natural e sua família resida em Joaçaba, essa foi a primeira vez que Caetano esteve na Instituição desde que se formou, no início de 2008, já que mora em São José do Campos, no Estado de São Paulo.
A visita trouxe boas novas para a coordenação da ACET e do curso. Caetano é um exemplo dos inúmeros egressos de Engenharia de Produção Mecânica que encontram o sucesso logo nos primeiros anos no mundo profissional. Ele trabalha na Embraer, empresa brasileira privatizada em 1994 que hoje ocupa a posição de terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, atrás apenas da americana Boeing e da europeia Airbus.
Caetano ingressou na empresa logo depois de se formar, em setembro de 2008, por meio de um programa de trainee oferecido pela Embraer mediante um convênio com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. “Foi o professor Ferreira quem me falou dessa seleção para o programa”, comenta.
Depois de passar pelo treinamento e realizar as disciplinas do curso de Mestrado contemplado no programa de trainee, ele realizou um processo seletivo, em março de 2010, e ingressou no quadro de funcionários da empresa. Hoje atua em uma área do segmento de defesa e segurança da Embraer, onde trabalha com estratégia de mercado e inteligência competitiva. “Fazemos estudos de mercado e analisamos o ambiente competitivo para encontrar ameaças ao negócio da empresa e novas oportunidades”, conta.
O coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Unoesc Campus de Joaçaba destaca que “durante o desenvolvimento do curso de graduação, Caetano já mostrava um potencial diferenciado, com habilidades, conhecimentos técnicos e postura crítica própria dos grandes profissionais”. Ele ainda diz que “com essas qualidades e um bom domínio da língua inglesa foi fácil prever que logo se destacaria no programa da Embraer e foi o que aconteceu”.
Na conversa com a assessoria de imprensa da Unoesc, Caetano destacou a importância da base acadêmica que recebeu na Universidade. Ele lembrou que trabalhava no setor de informática da Unoesc durante todo o período de formação no ensino superior, e que a combinação entre a vivência do mercado de trabalho e a base acadêmica – a qual enfatiza o raciocínio lógico, o pensamento sistêmico, a capacidade de observar os problemas, traduzi-los para uma equação e só depois de entendê-los bem começar a abordá-los – são fundamentais para sua vida profissional até hoje.
Ele também destacou a importância da dedicação pessoal de quem está na graduação na busca por formação complementar, deixando isso como dica para quem ainda está construindo sua base. “A gente vê nossos professores falando que temos que estudar inglês, mas não damos a devida atenção e isso foi um ponto fundamental para eu entrar no programa”, exemplifica. “Na Engenharia o aluno frequentemente é avesso a escrever, mas tem que dominar a linguagem escrita para saber utilizá-la na vida profissional, em que precisará elaborar e apresentar projetos ou ideias”, complementa ele, com outro exemplo.