Página inicial O que acontece Doutorando de Moçambique defende tese em Administração na Unoesc
Notícia Chapecó

Doutorando de Moçambique defende tese em Administração na Unoesc


No dia 4 de dezembro, o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Unoesc Chapecó celebrou a defesa de tese do doutorando moçambicano Jacinto Orlando João. Profissional da área de educação na província de Chimoio, em Moçambique, Jacinto apresentou uma pesquisa que investiga o impacto das multi-infraestruturas básicas como vetores de desenvolvimento regional no Corredor da Beira, localizado na região central de seu país.

— Foi uma maravilhosa convivência acadêmica com colegas de turma e professores altamente qualificados. Aprendi a ser pesquisador, escrevi artigos, aperfeiçoei habilidades em informática e aprofundei conhecimentos sobre Administração e condução de pesquisas. Ao final desses quatro anos, me sinto transformado e confiante de que foi uma decisão acertada abraçar o doutorado — celebra, o agora Doutor, Jacinto Orlando João.

A pesquisa desenvolvida por Jacinto proporcionou uma rica troca de informações, métodos e habilidades entre Brasil e Moçambique, explorando realidades distintas e promovendo um aprendizado mútuo entre estudantes, docentes e instituições envolvidas.

— Esse intercâmbio com instituições públicas e privadas de Moçambique foi enriquecedor, tanto no período de coleta de dados quanto na realização de disciplinas em Chapecó. Ele trouxe ganhos significativos tanto para o doutorando quanto para seus colegas de turma e docentes — ressalta o orientador da tese, Doutor Rógis Juarez Bernardy.

MARCO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

A defesa da tese de Jacinto Orlando João representa um marco no âmbito das ações de internacionalização do PPGA e reafirma o compromisso da Unoesc em construir conhecimento com impacto global. Além de fortalecer a conexão entre diferentes realidades, a pesquisa contribui para o desenvolvimento regional e global, alinhando-se à missão da Unoesc de promover ensino, pesquisa e extensão com inovação e sustentabilidade.

— Além de nossos docentes participarem de debates internacionais em regiões como América do Norte, Europa e Ásia, esta defesa reforça o compromisso do Programa com a cooperação acadêmica entre países do Sul global. É uma oportunidade de construir conhecimento a partir de perspectivas locais e particulares, fortalecendo o impacto global do Programa — avalia o coordenador do PPGA, Doutor Juliano Danilo Spuldaro.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.