Doutorando de Moçambique defende tese em Administração na Unoesc
Publicado em 05/12/2024
Por Imprensa Unoesc Chapecó

No dia 4 de dezembro, o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Unoesc Chapecó celebrou a defesa de tese do doutorando moçambicano Jacinto Orlando João. Profissional da área de educação na província de Chimoio, em Moçambique, Jacinto apresentou uma pesquisa que investiga o impacto das multi-infraestruturas básicas como vetores de desenvolvimento regional no Corredor da Beira, localizado na região central de seu país.
— Foi uma maravilhosa convivência acadêmica com colegas de turma e professores altamente qualificados. Aprendi a ser pesquisador, escrevi artigos, aperfeiçoei habilidades em informática e aprofundei conhecimentos sobre Administração e condução de pesquisas. Ao final desses quatro anos, me sinto transformado e confiante de que foi uma decisão acertada abraçar o doutorado — celebra, o agora Doutor, Jacinto Orlando João.
A pesquisa desenvolvida por Jacinto proporcionou uma rica troca de informações, métodos e habilidades entre Brasil e Moçambique, explorando realidades distintas e promovendo um aprendizado mútuo entre estudantes, docentes e instituições envolvidas.
— Esse intercâmbio com instituições públicas e privadas de Moçambique foi enriquecedor, tanto no período de coleta de dados quanto na realização de disciplinas em Chapecó. Ele trouxe ganhos significativos tanto para o doutorando quanto para seus colegas de turma e docentes — ressalta o orientador da tese, Doutor Rógis Juarez Bernardy.
MARCO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
A defesa da tese de Jacinto Orlando João representa um marco no âmbito das ações de internacionalização do PPGA e reafirma o compromisso da Unoesc em construir conhecimento com impacto global. Além de fortalecer a conexão entre diferentes realidades, a pesquisa contribui para o desenvolvimento regional e global, alinhando-se à missão da Unoesc de promover ensino, pesquisa e extensão com inovação e sustentabilidade.
— Além de nossos docentes participarem de debates internacionais em regiões como América do Norte, Europa e Ásia, esta defesa reforça o compromisso do Programa com a cooperação acadêmica entre países do Sul global. É uma oportunidade de construir conhecimento a partir de perspectivas locais e particulares, fortalecendo o impacto global do Programa — avalia o coordenador do PPGA, Doutor Juliano Danilo Spuldaro.