Doutora da Fiocruz ministra palestra no 8º Encontro de Farmácia
Com o objetivo de oportunizar a atualização sobre os assuntos na área farmacêutica e incentivar a reflexão e análise da atuação dos profissionais em saúde, o curso de Farmácia da Unoesc Videira realizou, de 25 a 28 de setembro, o VIII Encontro de Farmácia (ENFAR). O evento, apoiado pelo Conselho Regional de Farmácia CRFSC, contou […]
Publicado em 29/09/2017
Por
Com o objetivo de oportunizar a atualização sobre os assuntos na área farmacêutica e incentivar a reflexão e análise da atuação dos profissionais em saúde, o curso de Farmácia da Unoesc Videira realizou, de 25 a 28 de setembro, o VIII Encontro de Farmácia (ENFAR). O evento, apoiado pelo Conselho Regional de Farmácia CRFSC, contou com a participação de acadêmicos, professores, profissionais da área e demais interessados.
O Enfar apresentou ao público quatro palestras com temas atuais e recorrentes, sendo destaque a presença da Dra. Marilda Mendonça Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, e uma das responsáveis pelos trabalhos de pesquisas que eliminaram a rubéola e o sarampo no Brasil, assunto abordado por ela durante o encontro, além das infecções pulmonares virais com ênfase em H1N1. A palestrante foi muito elogiada pelo público presente, devido à forma e interesse dos assuntos apresentados.
— A presença da Profa. Marilda deixou-nos honrados, sendo uma das líderes nos esforços queerradicaram a rubéola e o sarampo no Brasil. Além disso, teve papel fundamental no controle das epidemias de gripe humana que ameaçaram o mundo, como a do H1N1, em 2009. Ela integra o Sistema Global de Resposta à Influenza, da OMS — destacou Monica Frigheto, coordenadora do curso.
Monica explica que, nos dias 26 e 27, outras duas palestras trouxeram igual importância para o evento, quando Eduardo Marques Macário, diretor da Vigilância Epidemiológica (DIVE) da secretaria de Estado da Saúde falou sobre “Aplicação de Vacinas em Farmácia, e no encerramento, Márcio Bolzan do Instituto Geral de Pericias (IGP) de Caçador, discorreu sobre Medicina Legal.
— O Enfar 2017 foi um grande sucesso com a presença maciça dos acadêmicos e professores não somente de Farmácia, mas de outros cursos, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde. As temáticas contribuíram profundamente para a formação profissional de todos. Em todas as quatro noites, os palestrantes destacaram-se pela simplicidade e amplo conhecimento e, mais uma vez, o evento superou a expectativa — finalizou a coordenadora.