Página inicial O que acontece Dirigentes, professores e estudantes da Unoesc participam de Audiência Pública sobre o programa Universidade Gratuita
Graduação

Dirigentes, professores e estudantes da Unoesc participam de Audiência Pública sobre o programa Universidade Gratuita


O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, a pró-reitora de Ensino, Jaciney Aparecida Danielli, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider, a vice-reitora da Unoesc Videira, Carla Fabiana Cazella, os professores Elisabeth Baretta, Vagner de Oliveira e Renan Souza, além de estudantes da Universidade estiveram, nessa terça-feira (24), em Florianópolis, em uma Audiência Pública para debater o programa Universidade Gratuita e o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc). O encontro foi realizado no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

A Audiência foi realizada pela Comissão de Finanças e Tributação e a Comissão de Educação e Cultura e contou ainda com a participação de representantes do Governo do Estado, da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), de universidades particulares, estudantes em geral, além de deputados e outros interessados.

No encontro, os participantes reconheceram a importância do programa Universidade Gratuita e do Fumdesc, mas defenderam alterações para aprimorá-los. Entre os pontos principais, mudanças no calendário para as inscrições do programa, padronização de documentação dos interessados, endividamento de estudantes que teriam direito à bolsa, mas não a conquistaram, e aprimoramento dos sistemas de controle e fiscalização das bolsas, a fim de evitar inconsistências, como as apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Entre os procedimentos já adotados, a Secretaria de Estado da Educação (SED) informou que, além de uma medida provisória (MP) que dispensa a obrigatoriedade da matrícula para ter acesso às bolsas, lançou um disque-denúncia para eventuais irregularidades no programa e irá lançar, no segundo semestre, um portal da transparência com todas as informações dos programas.

— Foi uma oportunidade para reforçar a importância da continuidade do programa com regras claras, previsibilidade e segurança jurídica, garantindo o acesso à educação superior gratuita para quem mais precisa e fortalecendo o papel das universidades comunitárias no desenvolvimento regional — avaliou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.