Página inicial O que acontece Diretor de Ensino da Unoesc Xanxerê assume cargo de coordenador da UNCME/SC
Graduação Xanxerê

Diretor de Ensino da Unoesc Xanxerê assume cargo de coordenador da UNCME/SC

Em uma solenidade marcante, o diretor de Ensino da Unoesc Xanxerê, professor Claudio Luiz Orço, assumiu o cargo de coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional de Santa Catarina (UNCME/SC), para o quadriênio 2024-2027.

A posse do professor Claudio e sua Diretoria ocorreu em uma cerimônia realizada no dia 15 de março, na Unoesc Xanxerê, com a presença do magnífico reitor da Universidade, professor Ricardo Antonio De Marco, e do presidente da Funoesc e vice-reitor do campus Xanxerê, professor Genesio Téo. Destaque ainda para a presença do presidente da UNCME Nacional, Manoel Humberto Gonzaga Lima, e do presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), Osvaldir Ramos, além de autoridades educacionais e políticas da região.

A nomeação do professor Claudio foi recebida com entusiasmo pelos membros da comunidade educacional, que enxergam nele uma liderança capaz de promover avanços no campo da Educação.

Ao assumir este novo cargo, o professor Claudio se comprometeu a trabalhar em estreita colaboração com os Conselhos Municipais de Educação em todo o Estado, visando fortalecer a educação básica e promover políticas inclusivas que atendam às necessidades de todos os estudantes catarinenses.

— É uma grande responsabilidade na condução dos trabalhos, mas que será exercida com muita dedicação contando com o apoio dos meus colegas parceiros de Diretoria. Ressalto que esta nomeação só foi possível graças ao espaço que a Universidade tem oportunizado, desde a minha indicação ao Conselho de Educação de Xanxerê e, consequentemente, para a UNCME/SC e para o Conselho Estadual de Educação. Estou lisonjeado com a presença de importantes autoridades vinculadas à Educação e agradeço imensamente à equipe da Unoesc pelo apoio incondicional — comentou o professor.

Na oportunidade, o professor Claudio também foi nomeado pela UNCME Nacional como coordenador Nacional de Relações com as Instituições de Ensino Superior (IES) e como coordenador do Conselho Editorial da UNCME Nacional.

Sobre a UNCME

A UNCME, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento desses colegiados, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

A UNCME tem como pautas permanentes a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação em todos os municípios brasileiros, a instituição dos sistemas municipais de educação e a necessidade de elaboração e implementação dos planos de educação, contextualizados, articulados e participativos.