Debate sobre a universalização do saneamento reúne Areavid, Unoesc e Crea
O déficit de esgotamento sanitário no Brasil ainda é uma preocupação recorrente. A boa notícia é que em 2020, foi aprovado o novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, até 2033. Para manter os profissionais das engenharias e arquitetura atualizados sobre este tema, incluindo as demandas profissionais […]
Publicado em 18/10/2021
Por Unoesc
O déficit de esgotamento sanitário no Brasil ainda é uma preocupação recorrente. A boa notícia é que em 2020, foi aprovado o novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, até 2033. Para manter os profissionais das engenharias e arquitetura atualizados sobre este tema, incluindo as demandas profissionais que devem surgir, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID) e a Unoesc Videira, por meio do curso de Engenharia Química, promovem o workshop “Desafios da Universalização do Saneamento”.
A iniciativa conta com o patrocínio do CREA/SC, que tem investido em todo o Estado, no aperfeiçoamento, valorização e aprimoramento do exercício, da regulamentação e das políticas públicas relacionadas às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
O workshop acontece no próximo dia 26 de outubro, a partir das 19h. Os inscritos poderão participar assistindo ao treinamento de forma presencial, no auditório da Unoesc, ou on-line pelo Youtube.
—O curso é aberto para associados ou não, estudantes do curso de Engenharia Química, engenheiros químicos, sanitários e ambientais e agentes em geral, atrelados ao saneamento básico. A participação é gratuita. Para a modalidade presencial, as vagas são limitadas a 90 lugares, devido ao decreto restritivo da pandemia— explica o presidente da Areavid, Jefferson Francio.
Todos os interessados, presencial ou on-line devem se inscrever até o dia 25 de outubro, pelo link: https://www.unoesc.edu.br/cursos/evento-single/workshop-desafios-da-universalizacaeo-do-saneamento
Sobre o Workshop
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Química da Unoesc, Rodrigo Geremias, o workshop será composto por dois temas principais: o novo marco legal do saneamento, com foco nas modificações e avanços previstos para o setor nos próximos anos, e nas potencialidades esperadas; e informações pertinentes quanto a soluções descentralizadas de tratamento de esgoto.
A programação prevê a abordagem dos seguintes temas específicos: panorama do saneamento no âmbito nacional; Panorama do saneamento para municípios catarinenses; Legislação vigente vinculada ao saneamento básico; Novo Marco do Saneamento; Reutilização de efluente; Saneamento descentralizado; Realidade do saneamento descentralizado nos municípios catarinenses; Ecotecnologias aplicadas para o tratamento de esgoto para cenários unifamiliares e coletivos; e desafios e oportunidades na universalização do saneamento.
Todos os temas serão apresentados e debatidos pelos facilitadores Luan Freisleben, engenheiro sanitarista e ambiental e especialista em Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e Catiane Pelissari, biotecnóloga industrial, doutora em Engenharia Ambiental e cientista pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina.
Colaborou: Silvia Palma Assessoria de Imprensa da Areavid