Página inicial O que acontece Debate sobre a universalização do saneamento reúne Areavid, Unoesc e Crea
Graduação Palestra Videira

Debate sobre a universalização do saneamento reúne Areavid, Unoesc e Crea

O déficit de esgotamento sanitário no Brasil ainda é uma preocupação recorrente. A boa notícia é que em 2020, foi aprovado o novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, até 2033. Para manter os profissionais das engenharias e arquitetura atualizados sobre este tema, incluindo as demandas profissionais […]


O déficit de esgotamento sanitário no Brasil ainda é uma preocupação recorrente. A boa notícia é que em 2020, foi aprovado o novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, até 2033. Para manter os profissionais das engenharias e arquitetura atualizados sobre este tema, incluindo as demandas profissionais que devem surgir, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID) e a Unoesc Videira, por meio do curso de Engenharia Química, promovem o workshop “Desafios da Universalização do Saneamento”.

A iniciativa conta com o patrocínio do CREA/SC, que tem investido em todo o Estado, no aperfeiçoamento, valorização e aprimoramento do exercício, da regulamentação e das políticas públicas relacionadas às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

O workshop acontece no próximo dia 26 de outubro, a partir das 19h. Os inscritos poderão participar assistindo ao treinamento de forma presencial, no auditório da Unoesc, ou on-line pelo Youtube.

—O curso é aberto para associados ou não, estudantes do curso de Engenharia Química, engenheiros químicos, sanitários e ambientais e agentes em geral, atrelados ao saneamento básico. A participação é gratuita. Para a modalidade presencial, as vagas são limitadas a 90 lugares, devido ao decreto restritivo da pandemia— explica o presidente da Areavid, Jefferson Francio.

Todos os interessados, presencial ou on-line devem se inscrever até o dia 25 de outubro, pelo link: https://www.unoesc.edu.br/cursos/evento-single/workshop-desafios-da-universalizacaeo-do-saneamento

 

Sobre o Workshop

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Química da Unoesc, Rodrigo Geremias, o workshop será composto por dois temas principais: o novo marco legal do saneamento, com foco nas modificações e avanços previstos para o setor nos próximos anos, e nas potencialidades esperadas; e informações pertinentes quanto a soluções descentralizadas de tratamento de esgoto.

A programação prevê a abordagem dos seguintes temas específicos: panorama do saneamento no âmbito nacional; Panorama do saneamento para municípios catarinenses; Legislação vigente vinculada ao saneamento básico; Novo Marco do Saneamento; Reutilização de efluente; Saneamento descentralizado; Realidade do saneamento descentralizado nos municípios catarinenses; Ecotecnologias aplicadas para o tratamento de esgoto para cenários unifamiliares e coletivos; e desafios e oportunidades na universalização do saneamento.

Todos os temas serão apresentados e debatidos pelos facilitadores Luan Freisleben, engenheiro sanitarista e ambiental e especialista em Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e Catiane Pelissari, biotecnóloga industrial, doutora em Engenharia Ambiental e cientista pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Colaborou: Silvia Palma Assessoria de Imprensa da Areavid

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.