Cursos de Licenciatura em Educação Especial e Sociologia desenvolvem atividades no Unoesc Abraça
Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Sociologia da Unoesc Joaçaba participaram, no dia 25 de junho, no Complexo Esportivo Professor Edmar de Oliveira Pinto, do “Unoesc Abraça”. A atividade integrou a curricularização da extensão, visando intensificar o envolvimento com a sociedade e a melhoria do processo de formação do estudante. A prática […]
Publicado em 30/06/2022
Por Unoesc

Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Sociologia da Unoesc Joaçaba participaram, no dia 25 de junho, no Complexo Esportivo Professor Edmar de Oliveira Pinto, do “Unoesc Abraça”. A atividade integrou a curricularização da extensão, visando intensificar o envolvimento com a sociedade e a melhoria do processo de formação do estudante.
A prática extensionista envolveu 58 discentes, que desenvolveram ações recreativas, culturais, esportivas e de lazer voltadas às famílias que prestigiaram o evento.
— A curricularização da extensão está incorporada na matriz curricular e essas atividades materializam a proposta da Universidade, de aproximar a comunidade, identificar as demandas e propor intervenções — destaca a professora Elisabeth Baretta, coordenadora dos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Sociologia.
Os professores Josiane Aparecida de Jesus e Dagmar Mena Barreto ressaltam que os alunos produziram, ao longo do semestre, um estudo sobre as demandas da comunidade escolar. A partir do tema “Inclusão”, eles reuniram conteúdos para blog, Instagram, veiculação em rádio e podcast e, por fim, promoveram a interação no “Unoesc Abraça” por meio de jogos e brinquedos educativos e inclusivos que podem ser aplicados da Educação Infantil ao Ensino Médio.
— Os objetivos da prática extensionista foram atingidos, por desenvolverem um processo articulando o ensino e a pesquisa com uma relação direta com a comunidade — enaltece a professora Josiane.
— As práticas extensionistas foram além das expectativas no primeiro semestre. Iniciamos com o planejamento e execução da pesquisa junto à comunidade e, na sequência, realizamos a intervenção com foco nas possibilidades de criação de jogos pedagógicos. Foi incrível a interação dos acadêmicos com crianças de diferentes faixas etárias — enfatiza o professor Dagmar.