Curso discute interdisciplinariedade na área da saúde
O Curso de Psicologia da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, juntamente com o Curso de Farmácia e Enfermagem realizaram o curso “O cotidiano no Atendimento da Saúde Mental” que discutiu os padrões de atendimento da área da saúde. O curso que aconteceu de 08 a 12 de agosto de 2011, contou com a […]
Publicado em 16/08/2011
Por
O Curso de Psicologia da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, juntamente com o Curso de Farmácia e Enfermagem realizaram o curso “O cotidiano no Atendimento da Saúde Mental” que discutiu os padrões de atendimento da área da saúde.
O curso que aconteceu de 08 a 12 de agosto de 2011, contou com a participação de vários profissionais da área da saúde. De acordo com a coordenadora do Curso de Psicologia, Lisandra de Oliveira, o objetivo foi demonstrar aos acadêmicos a necessidade de tratar o paciente como um todo. “Estamos trabalhando neste curso a Clínica Ampliada. Significa que estamos vendo a pessoa que está sendo atendida como um todo. Ela deve ser observada por diversos olhares para ela ser compreendida de uma forma total, global, não apenas em uma parte, mas, na sua totalidade”, explicou.
A coordenadora de Enfermagem, Ana Moser, falou que atualmente o sistema Único de Saúde, SUS, já direciona os profissionais de saúde para que observem os pacientes de uma maneira interdisciplinar. Segundo ela, atualmente, grande parte dos profissionais trata os pacientes apenas na sua área de atuação. “Muitos profissionais só trabalham de forma isolada, cada um na sua área. E a população busca este diferencial. Algumas literaturas trazem depoimentos de pessoas que reclamam desta situação. Eles querem ser vistos como uma pessoal completa não como o fulano do dedo quebrado ou a senhora que tem diabetes”, falou.
O coordenador do Curso de Farmácia, Everton Bof, acredita ser esta a nova tendência em relação ao atendimento na área da saúde. Conforme ele, a maioria dos sintomas pode ser gerado por vários fatores: por uma necessidade física, por influência do emocional e do psicológico. “Atualmente se trata a doença e cada um olhando para o seu foco; na verdade, a nova visão que deve existir, e este é o objetivo do evento, é tratar o paciente sob todos os seus ângulos, ele é um ser humano único, um ser humano complexo e com suas particularidades”, finalizou.