Curso de Psicologia fortalece formação prática com profissionais da área e egressos que atuam no mercado
Publicado em 31/08/2026
Por Imprensa Unoesc
Entre os dias 25 e 28 de agosto, o curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba promoveu mais uma “Semana Acadêmica”. O evento abordou temas atuais da profissão e promoveu o encontro com profissionais atuantes em diferentes áreas da Psicologia.
Ao longo da programação, foram discutidos assuntos como a atuação do psicólogo no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Psicologia Hospitalar, Psico-oncologia, autismo, neurobiologia da aprendizagem e Terapia Comportamental Dialética, além de uma palestra sobre comunicação de alta performance.
— A Semana Acadêmica tira os estudantes da rotina e os coloca em contato com profissionais, práticas e experiências reais. Neste ano, toda a programação foi pensada para aproximar ainda mais da prática profissional, trazendo discussões sobre diferentes áreas de atuação do psicólogo e temas que fazem parte da realidade da profissão — comentou a coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba, Scheila Sehnem.
Um dos diferenciais desta edição foi a participação de egressos do curso como palestrantes. Com 32 anos de história na Unoesc Joaçaba, a graduação reuniu profissionais formados pela própria Instituição para compartilhar experiências e carreiras construídas no mercado de trabalho.
De acordo com a coordenadora, essa aproximação permite que os estudantes conheçam exemplos concretos de atuação profissional. Além da atualização sobre diferentes campos da Psicologia, a iniciativa também favoreceu o desenvolvimento de competências relacionais, consideradas essenciais para a profissão.
— O curso de Psicologia vai muito além da teoria. É preciso desenvolver habilidades de relacionamento, comunicação e interação. Momentos como esse promovem justamente esse espaço de troca entre os estudantes e os profissionais, fortalecendo competências importantes para o exercício da profissão — finalizou a professora.








