Curso de Psicologia da Unoesc Videira realiza orientação profissional em escolas da região
Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Rede Estadual de ensino dos municípios de Videira, Fraiburgo, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Tangará e Pinheiro Preto, receberam orientação profissional. Esse trabalho atenderá, aproximadamente, mil alunos, e será desenvolvido pelos professores psicólogos do curso de Psicologia da Unoesc de Videira. A atividade, desenvolvida pelo Curso de […]
Publicado em 30/03/2022
Por Unoesc
Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Rede Estadual de ensino dos municípios de Videira, Fraiburgo, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Tangará e Pinheiro Preto, receberam orientação profissional. Esse trabalho atenderá, aproximadamente, mil alunos, e será desenvolvido pelos professores psicólogos do curso de Psicologia da Unoesc de Videira.
A atividade, desenvolvida pelo Curso de Psicologia, desde 2017, já atendeu cerca de 5 mil alunos ao longo dos anos, e tem por missão realizar um diálogo sobre o desafio da escolha profissional.
O projeto ocorre em dois momentos. Ele inicia com a aplicação do Teste de Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), e a partir dos resultados, apresenta um direcionamento para os estudantes que tenham dúvidas sobre a carreira a ser escolhida.
A Unoesc, segundo o prof. Dr. Adriano Schlösser, coordenador do curso de Psicologia, comprometida com as demandas da comunidade, observa a necessidade de estar presente no cotidiano da população.
— O curso de Psicologia, por meio dessa atividade, vai possibilitar a construção de espaços dialógicos na escolha profissional, colaborando de forma assertiva, frente à futura profissão do aluno — reforçou Adriano.
Ainda, segundo o professor, as dúvidas em relação à escolha profissional fazem parte da tomada de decisão dos adolescentes, sendo que o acompanhamento e orientação podem colaborar na diminuição de aspectos ansiogênicos:
— Verificamos atualmente as dúvidas frente à escolha profissional e mercado de trabalho, além da dificuldade do aluno em obter informações satisfatórias sobre áreas profissionais e características individuais. O auxílio proposto pela orientação profissional permite integrar informações de áreas profissionais, e características do aluno que são elementos que contribuem para uma escolha com menor chance de frustração – concluiu o professor.