Curso de Psicologia da Unoesc apresenta o Programa Basta na Assembleia Legislativa
A coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, apresentou, recentemente, o Programa Basta, durante o Encontro de Conselhos dos Direitos da Mulher de Santa Catarina, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O evento reuniu representantes de 37 conselhos municipais e do Conselho […]
Publicado em 08/04/2022
Por Unoesc
A coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, apresentou, recentemente, o Programa Basta, durante o Encontro de Conselhos dos Direitos da Mulher de Santa Catarina, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O evento reuniu representantes de 37 conselhos municipais e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).
A professora Lisandra destaca a relevância da apresentação do Programa durante o encontro em Florianópolis.
— É importante o reconhecimento e a visibilidade do trabalho da Psicologia, por ser uma iniciativa inovadora e eficaz. Encaminhamos o Programa Basta para a Biblioteca Nacional reconhecer a propriedade intelectual e estamos encaminhando a marca para o Instituto Nacional de Pesquisas (INPE) — ressalta a coordenadora.
Segundo a professora Lisandra Antunes de Oliveira, mais de 400 homens autores de violência doméstica já foram atendidos e, até o momento, foram registradas somente quatro reincidências.
— O Programa Basta é um grupo psicoterapêutico que trabalha indivíduo, sociedade e família. Ele é importante para que o homem não reproduza o seu comportamento em novas relações ou até mesmo se retornar para a mesma relação — destaca a coordenadora.
O Programa Basta iniciou em 2018, resultado de uma parceria do curso de Psicologia da Unoesc, com a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), por meio da delegada Lisiane Junges e com o Poder Judiciário, por meio do juiz Márcio Cristófoli.
O Programa foi escrito e desenvolvido pela psicóloga Josiane Romancini e pela coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira. Durante a graduação, a Josiane foi supervisionada pela professora Verena Augustin Hoch.