Página inicial O que acontece Curso de Pedagogia realiza socialização de experiências de estágio
Graduação Xanxerê

Curso de Pedagogia realiza socialização de experiências de estágio

O curso de Pedagogia, do Campus de Xanxerê, realizará, nos dias 1º e 02 de dezembro, seminário de socialização das experiências de estágio. O seminário envolverá a exposição das acadêmicas da 8ª fase do curso, que, neste semestre, desenvolveram duas etapas de estágio: a docência em matérias pedagógicas no Ensino Médio, modalidade Normal – Curso […]


O curso de Pedagogia, do Campus de Xanxerê, realizará, nos dias 1º e 02 de dezembro, seminário de socialização das experiências de estágio.

O seminário envolverá a exposição das acadêmicas da 8ª fase do curso, que, neste semestre, desenvolveram duas etapas de estágio: a docência em matérias pedagógicas no Ensino Médio, modalidade Normal – Curso de Magistério, e o Estágio Supervisionado em Pedagogia II (que trata especificamente da constituição do relatório final de estágio e das sessões de socialização).

Cada uma terá 30 minutos para exposição, seguidos por outros 20 minutos de considerações e questionamentos dos professores convidados para a mesa. Após a socialização, as acadêmicas terão até o dia 09 dezembro para entrega da versão final, com as adequações e correções que forem sugeridas pela mesa.

Segundo a responsável pelo componente curricular de Estágio Supervisionado em Pedagogia II, professora Daniela Pederiva Pensin, o objetivo principal do estágio no curso é o de constituir-se em espaço de formação de educadores que assumam técnica e politicamente atividades de docência e de gestão no seu campo de atuação. “Neste sentido, é possível afirmar que seu objetivo foi alcançado, na medida em que as acadêmicas construíram conhecimentos a partir da vinculação entre a observação/problematização da realidade escolar, a prática docente e a reflexão sobre a experiência, sustentada por estudos de teóricos reconhecidos na educação”, observa.

Parceria educativa

“É também importante destacar, neste processo de estágio, o papel desempenhado pelas escolas de educação básica de rede pública conveniadas com a Unoesc. Elas não apenas disponibilizaram o espaço para que as alunas desenvolvessem as atividades de estágio como também contribuíram efetivamente para o crescimento acadêmico e profissional do grupo. Foram, de fato, parceiras”, observa a professora Daniela.

Ela acredita que “sem esse espaço e a colaboração de cada um dos professores que abriram as portas de suas salas de aula e se disponibilizaram a receber nossas alunas e a orientá-las em relação à prática docente cotidiana, este processo todo estaria inviabilizado”.

As acadêmicas desenvolveram suas experiências de regência no Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva, a quem a Unoesc agradece pela colaboração nesta fase final do processo de estágio do curso de Pedagogia.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.