Curso de Pedagogia da Unoesc promove Ciclo de Debates em Educação
O curso de Pedagogia da Unoesc promoveu, recentemente, o “6º Ciclo de Debates em Educação: temas contemporâneos para a formação de professores”. Segundo a coordenadora do curso, professora Janes Cerezer Köhlein, a formação inicial do educador necessita de um olhar crítico sobre as demandas da escola. — As temáticas sobre o uso da medicação e […]
Publicado em 11/11/2021
Por Unoesc
O curso de Pedagogia da Unoesc promoveu, recentemente, o “6º Ciclo de Debates em Educação: temas contemporâneos para a formação de professores”. Segundo a coordenadora do curso, professora Janes Cerezer Köhlein, a formação inicial do educador necessita de um olhar crítico sobre as demandas da escola.
— As temáticas sobre o uso da medicação e a relação com a aprendizagem; a consciência fonética; a linguagem do desenho e a reflexão sobre a escrita de pareceres avaliativos são abordagens indispensáveis para a formação do futuro professor — destaca a coordenadora.
Durante o Ciclo de Debates em Educação, os acadêmicos participaram da palestra “Leitura fílmica: entre os muros da escola”, ministrada pelas professoras Dilva Bertoldi Benvenutti e Giovana Di Domenico Silva. A linguagem do desenho foi tema da explanação da professora Amábile Scorteganha. A professora Catia Horst ministrou a palestra “Pareceres descritivos: uma reflexão sobre a escrita e o uso adequado da linguagem”.
O Ciclo de Debates em Educação teve sequência com a palestra “Consciência Fonológica: relevância para a prática pedagógica na Educação Básica”, com a fonoaudióloga Ana Paula de Mello. O evento encerrou com a explanação do farmacêutico, doutor Everton Boff, sobre a influência da medicalização na aprendizagem.
Para o acadêmico, Feiruque de Jesus dos Santos, o Ciclo de Debates em Educação possibilitou reflexões pertinentes à docência.
— O evento possibilitou para mim e aos demais participantes uma imersão singular nas temáticas, que tocam a realidade escolar brasileira e contemporânea. As temáticas me instigaram a olhar para a educação como mediadora das experiências de humanização — conclui o acadêmico.