Página inicial O que acontece Curso de Medicina capacita professores para aplicação do Exame Clínico Objetivo Estruturado
Graduação Notícia Capacitação Docente Joaçaba

Curso de Medicina capacita professores para aplicação do Exame Clínico Objetivo Estruturado


O curso de Medicina da Unoesc realizou a Capacitação “NapMed 2025 – Formação OSCE” (Objective Structured Clinical Examination, Exame Clínico Objetivo Estruturado em tradução literal), nos dias 5 de setembro e 3 de outubro, nos períodos vespertino e noturno, e no dia 4 de outubro, no período matutino, no Laboratório de Simulação Clínica do Ambulatório Universitário (AMU).

A formação, conduzida em parceria com o “Núcleo de Simulação Clínica das Faculdades Pequeno Príncipe”, teve como principal objetivo preparar os docentes para a construção e aplicação de estações simuladas, que servirão como ferramenta de avaliação prática dos estudantes, complementando as provas teóricas com a análise de competências, habilidades e atitudesaspectos fundamentais para a formação médica.

— O propósito foi qualificar os professores para elaborar e conduzir estações simuladas que farão parte da avaliação clínica. O OSCE permite avaliar não apenas o conhecimento teórico, mas também a comunicação, a postura e a capacidade de tomada de decisão dos futuros médicos. Queremos que o estudante saia para o mercado seguro de suas atitudes e competências — explicou Karina Turra Osternak, professora do Núcleo de Simulação Clínica das Faculdades Pequeno Príncipe.

Karina destacou ainda que o primeiro encontro teve foco na parte teórica e na elaboração das estações. Já na segunda etapa, os docentes participam da simulação prática com cronometragem, checklist e análise de desempenho, e, ao final, foi realizado um diagnóstico das potencialidades e dos desafios para o início da aplicação do método no próximo semestre.

O coordenador do curso de Medicina, professor Roberto Cunha, ressaltou que o OSCE é reconhecido nacional e internacionalmente como padrão ouro na avaliação de estudantes da área da saúde.

— É uma técnica consolidada, adotada pelas principais instituições do país. O MEC valoriza esse tipo de metodologia porque ela permite avaliar o estudante em ação, diante de um paciente simulado, observando suas habilidades práticas e atitudes. A Unoesc está implantando esse formato gradualmente, e acreditamos que será muito produtivo — afirmou o coordenador.

Para o médico Roberto Marques, que também é docente na Unoesc, a adoção do OSCE representa um avanço significativo na formação médica, especialmente no fortalecimento da relação médico-paciente.

— O Laboratório de Habilidades é essencial, mas o manequim não expressa sentimentos. O paciente simulado permite avaliar como o estudante acolhe, comunica-se e cria vínculo. Mais do que diagnosticar uma doença, o médico precisa compreender o doente. Essa prática vai aprimorar a formação humana, aliada à qualidade técnica que a Unoesc já oferece — destacou.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.