Página inicial O que acontece Curso de Farmácia promove Aula Magna sobre Farmacologia nas Doenças de Inverno
Graduação São Miguel do Oeste

Curso de Farmácia promove Aula Magna sobre Farmacologia nas Doenças de Inverno

O curso de Farmácia da Unoesc promoveu, na sexta-feira (6), a Aula Magna “Farmacologia nas doenças de inverno”. A aula foi ministrada pela vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC) e doutora em Ciências Farmacêuticas, Vania Floriani Noldin. A profissional também ministrou um curso sobre esse assunto aos diplomados de Farmácia. Segundo o […]


O curso de Farmácia da Unoesc promoveu, na sexta-feira (6), a Aula Magna “Farmacologia nas doenças de inverno”. A aula foi ministrada pela vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC) e doutora em Ciências Farmacêuticas, Vania Floriani Noldin. A profissional também ministrou um curso sobre esse assunto aos diplomados de Farmácia.

Segundo o coordenador, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, o inverno traz doenças características, que podem ser transmitidas por bactérias, fungos e vírus. Ele explica que, devido às baixas temperaturas, essa estação do ano reduz a imunidade do corpo e facilita o surgimento de patologias como: influenza, pneumonias, bronquites, asmas, meningites, entre outras. Essas doenças são responsáveis pelo aumento do movimento nos laboratórios, hospitais e farmácias e desencadeiam um alto consumo de medicamentos.

— Desse modo, é uma necessidade de saúde pública atualizar os conhecimentos dos acadêmicos e diplomados do curso acerca das doenças mais frequentes no inverno e dos procedimentos necessários para a prevenção e manejo farmacológico. Tal competência e habilidade contribuirão para que os acadêmicos e diplomados atuem com mais qualidade, colaborando na redução do uso indevido de medicamentos e melhorando a prevenção e o tratamento das patologias mais frequentes de inverno — avalia o professor Eduardo Chielle.

A acadêmica Patricia Tumelero diz que a Aula Magna proporcionou conhecimentos importantes para a atuação profissional.

— A aula foi excelente e reforçou a importância de o farmacêutico atender e orientar de forma correta o paciente ao entregar o medicamento e não apenas vendê-lo, uma vez que o uso incorreto pode ocasionar prejuízos à saúde — afirma a acadêmica.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.