Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental ganha novo Laboratório
Investimento superior a R$ 70 mil reais Os acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira já podem contar com mais um laboratório para a realização das aulas práticas. Foi inaugurado no início do mês, com a chegada dos equipamentos, o laboratório de Mecânica e Fluido, que atenderá as demandas de fenômenos […]
Publicado em 13/10/2011
Por
Investimento superior a R$ 70 mil reais
Os acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira já podem contar com mais um laboratório para a realização das aulas práticas. Foi inaugurado no início do mês, com a chegada dos equipamentos, o laboratório de Mecânica e Fluido, que atenderá as demandas de fenômenos de física, fenômenos de transportes e hidráulica, além de outras disciplinas da área.
O laboratório, localizado ao lado do bloco K, constitui-se de grande utilidade, sendo indispensável para a área de Engenharia Sanitária e Ambiental. Os estudantes poderão ver na prática os resultados de uma série de cálculos feitos de forma teórica, aplicados principalmente em redes de abastecimentos de água e tratamento de esgoto sanitário.
Com este equipamentos, afirma o professor Dirceu Scaratti – coordenador do curso,os estudantes poderão realizar os principais ensaios como Teste de Reynolds, Venturi, placa de orifício, perdas de cargas, singularidades, além de curvas de bomba centrifuga em série e paralelo.
No entanto, o professor explica que o laboratório ficara completo com a instalação da bancada didática de Mecânica, Vazão e Fluidos, equipamento já adquirido do fabricante. Trata-se de uma bancada que simula uma planta de medição de vazão e nível, útil para as disciplinas de sistemas de abastecimento de água, além de tratamento de água e efluentes.
No total, foram três equipamentos adquiridos pela Unoesc campus de Videira, num investimento superior a R$ 70 mil reais. “Isso constitui mais um diferencial para o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental que está com as inscrições abertas para o vestibular de verão Acafe e a partir do ano que vem terá turma no período noturno”, finaliza Scaratti.