Curso de Enfermagem promove Ação educativa e preventiva ISTs Fevereiro Pink
No mês de fevereiro, com o objetivo de reforçar o conhecimento e incentivar a prevenção de ISTs, o curso de enfermagem da Unoesc Joaçaba, desenvolveu uma ação voltada aos alunos, professores e colaboradores no campus 2 da Unoesc Joaçaba. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos com orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis e a entrega de preservativos […]
Publicado em 11/03/2022
Por Unoesc
No mês de fevereiro, com o objetivo de reforçar o conhecimento e incentivar a prevenção de ISTs, o curso de enfermagem da Unoesc Joaçaba, desenvolveu uma ação voltada aos alunos, professores e colaboradores no campus 2 da Unoesc Joaçaba. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos com orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis e a entrega de preservativos masculinos e femininos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), diariamente são contabilizados no mundo mais de 1 milhão de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos. Uma vez que o processo educativo envolve atividades voltadas a educação em saúde e prevenção de doenças, percebe-se a importância de práticas de vida saudáveis, enfatizando o conhecendo e aumentando a autonomia dos cuidados de saúde individuais e coletivos.
— A prevenção é a melhor escolha, com esta ação instigamos os alunos a auto prevenção, a reflexão e sensibilização de cuidar melhor da sua saúde — destaca a enfermeira e professora Anne Letti.
A enfermeira e professora Suzana Dall´Orsoletta ressaltou que a educação em saúde é de extrema importância, assumindo um papel fundamental na sociedade, permitindo uma maior qualidade de vida e aumentando a longevidade.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, professora Marcia Restelatto, a abordagem à sexualidade é de extrema relevância nas práticas em saúde no período da adolescência e também vida adulta e representa um desafio aos profissionais da saúde, exigindo o emprego de abordagens metodológicas que transcendam aquelas tradicionais para a transmissão das informações.
— Pretendemos dar continuidade e atingir o maior quantitativo possível de jovens de todos os cursos de graduação, professores e colaboradores. Precisamos desmistificar falsos saberes relacionados às ISTs e formas de prevenção — finalizou.