Página inicial O que acontece Curso de Direito tem excelente desempenho em exame da OAB
Graduação São Miguel do Oeste

Curso de Direito tem excelente desempenho em exame da OAB

  O Curso de Direito da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, tem conseguido excelentes resultados nos exames da OAB, a exemplo do sexto lugar conquistado no ranking de desempenho das instituições de ensino no VI Exame de Ordem Unificado – da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre os Cursos de Direito do […]


 

O Curso de Direito da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, tem conseguido excelentes resultados nos exames da OAB, a exemplo do sexto lugar conquistado no ranking de desempenho das instituições de ensino no VI Exame de Ordem Unificado – da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Entre os Cursos de Direito do Estado de Santa Catarina e do Brasil, o Curso da Unoesc de São Miguel está entre os melhores, sempre com média de aprovação superior ao estadual e ao nacional, sendo que a média de aprovação nos últimos três exames da OAB foi de 32%.

De acordo com o coordenador do curso, professor Nédio Dariva Pires de Lima, “o curso sempre manteve uma aprovação nacional e estadual acima da média e isso se deve principalmente à estabilidade do núcleo de professores. Alguns com até dez anos de trabalho pelo curso, é o que trouxe qualidade no ensino e o bom resultado em exames como o da OAB”, informa.

O curso que é oferecido em São Miguel do Oeste, também engloba a unidade de Maravilha, totalizando mais de 800 acadêmicos matriculados. O ingresso para as turmas de Direito, do turno da noite, ocorre sempre no final do ano, com início das aulas em janeiro do ano seguinte.

 

Consolidação

O curso de Direito da Unoesc de São Miguel do Oeste é oferecido desde 1997 e vai completar, em agosto deste ano, 15 anos. O curso já formou mais de 780 bacharéis em Direito e prepara o acadêmico para se tornar um profissional articulado, com conhecimento técnico profissional apurado e comportamento ético profissional nas várias áreas do Direito.

O profissional bacharel em Direito pode prestar concursos públicos para as mais variadas áreas do direito como no Poder Judiciário, Ministério Público ou órgãos que exijam a graduação na área. Para o coordenador Nédio de Lima, outro nicho a ser explorado é o da advocacia. “Não são muitos os que seguem esta profissão, mas quem pretende seguir tem grandes chances. O retorno financeiro é bom e específico para cada área em que se pretende advogar”, afirma.

Conforme o professor, existem concursos que não exigem nível superior em Direito, mas que englobam grande parte de matérias e conteúdos específicos do curso. Ele cita como exemplo “o concurso para Técnico do Judiciário com remuneração inicial de aproximadamente R$ 4 mil. Geralmente, quem passa nestes concursos, são pessoas que fazem o curso de Direito e que estão afinadas com a área jurídica”.

O Curso, ainda, propicia aos acadêmicos estágios, a partir do primeiro semestre da graduação em órgãos como Fórum Municipal, Tribunal de Justiça, Delegacias Regionais, Ministério Público Federal, escritórios de advocacia e no Núcleo de Prática Sócio-Jurídica de São Miguel do Oeste. Para o coordenador, “estes estágios não obrigatórios contribuem para uma experiência excepcional ao futuro profissional, além da renda extra, pois mesmo não sendo um estágio obrigatório, o acadêmico receberá uma remuneração que vai de R$ 400 até R$ 1.000”, explica.

 

Valores

Devido à formação humanística, o curso de Direito passa a ser relevante na promoção e garantia do Estado Democrático de Direito, além de auxiliar no desenvolvimento regional, avalia a Pró-Reitora Acadêmica, professora Marilene Stertz.

De acordo com a Pró-Reitora, o curso de Direito “tem proporcionado sólida formação geral, humanística e axiológica, com capacidade de análise domínio e de terminologia jurídica, aliada à interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos sociais, indispensáveis ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e desenvolvimento da cidadania”.

Conforme a pró-reitora, desde a implantação, o curso se manteve envolvido em atividades relevantes como na promoção da cidadania, realizando inúmeros atendimentos jurídicos à comunidade.  “O curso incentiva estágio aos acadêmicos no Núcleo de Prática Sócio-Jurídica do município, realizando mais de 70% de atendimentos, como acordos extraconjugais, alcançando o objetivo do curso e da filosofia do estágio”, enfatiza.

A pró-reitora Acadêmica lembra, ainda, que a Unoesc, pensando na formação continuada para estes profissionais, oferece cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização, cursos profissionalizantes que ocorrem em Congressos Nacionais e Internacionais. “Nesse viés, está em fase de construção um projeto de Pós-Graduação e outro de Mestrado no campus”, declara.

 

Como fazer o Curso

O campus de São Miguel e a unidade aproximada de Maravilha estão com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial de Inverno. O campus de São Miguel oferece ingresso para turmas no período matutino e a unidade aproximada de Maravilha está com inscrições abertas para vagas no turno noturno. As inscrições vão até o dia 13 de julho, sendo que o acesso será por meio da análise de histórico escolar.

Texto: Gisele Petry

 

Veja também Unoesc obtém bons resultados no Exame da OAB

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.