Curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste realiza a 28ª Semana de Estudos Jurídicos
Publicado em 16/10/2025
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
O curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste realizou a 28ª Semana de Estudos Jurídicos, evento tradicional que integra a formação dos estudantes e promove a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos da área.
A noite de abertura contou com a participação do promotor de Justiça Felipe Bruggmann, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e de Alcenir Luis Minuscoli, da Polícia Militar Ambiental, que abordaram o tema Responsabilidade por dano ambiental.
Foram realizadas nove oficinas simultâneas, com a presença de profissionais de diversas instituições: Daniela Bock Bandeira, promotora de Justiça do MPSC; Lisiane Beatriz Wickert, defensora pública do Estado de Santa Catarina; Augusto Barbosa Hackbarth, oficial registrador de imóveis; Sandro Zancanaro, delegado de Polícia Civil; Jairo Antônio Kohl, presidente da 18ª Subseção da OAB; Cassiane Wendramin, vice-presidente da OAB local; Vinicius Pelissari, procurador-geral do Município de São Miguel do Oeste; e os advogados Cleiton Luiz Pavoni, Roberto César Ristow e Eduarda Ribeiro de Freitas.
Dentro de uma proposta dinâmica e diversificada, a programação também contou com o Concurso de Debates, promovido em parceria com a JCI São Miguel do Oeste. Seis equipes do curso competiram entre si, debatendo temas jurídicos e sociais, com avaliação baseada na argumentação, postura e oratória. A equipe da 6ª fase B conquistou o primeiro lugar, e o estudante Alexandre Carneiro Lobo foi eleito o melhor debatedor da competição.
Encerrando a programação, o professor Ivan Obando Camino, da Universidade de Talca (Chile), ministrou remotamente a palestra El sistema de Seguridade Social Chileno y Sus Transformaciones Recientes.
De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor Peterson Fernando Schaedler, o evento se destacou pela variedade e pela qualidade das atividades.
— A Semana de Estudos Jurídicos reuniu palestras presenciais e remotas, oficinas temáticas e um debate em parceria com a JCI, proporcionando uma experiência enriquecedora e inovadora para os estudantes — afirmou.
A estudante Ana Julia de Carvalho Klein destacou a relevância da experiência.
— Foi um momento valioso de aprendizado e crescimento. Participamos de palestras ministradas por profissionais inspiradores, que compartilharam experiências e saberes da prática do Direito — ressaltou Ana Julia.







