Curso de Direito da Unoesc Joaçaba realiza 1º SIEPEX e fortalece o diálogo entre Universidade e comunidade
Publicado em 03/06/2026
Por Imprensa Unoesc
O curso de Direito da Unoesc Joaçaba promoveu, no dia 30 de maio, o “1º Seminário de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão em Direito – SIEPEX Direito 2026.1”, evento voltado à socialização dos projetos extensionistas desenvolvidos pelos estudantes e ao fortalecimento do diálogo entre Universidade e comunidade.
A iniciativa reuniu as atividades extensionistas desenvolvidas por nove turmas de “Prática Profissional e Inserção Comunitária”, da primeira a terceira fases, e por uma turma de “Práticas Extensionistas Comunitárias”, da décima fase, totalizando a participação de mais de 320 estudantes.
Os trabalhos foram organizados em 15 Grupos de Trabalho (GTs), proporcionando aos estudantes uma experiência de apresentação, debate e avaliação acadêmica. Ao longo da manhã, foram socializados mais de 80 projetos extensionistas, desenvolvidos em parceria com mais de 60 instituições e distribuídos por mais de 20 municípios da região, nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A organização dos GTs ficou sob responsabilidade dos próprios estudantes. Ao todo, 31 estudantes atuaram como coordenadores de sala, conduzindo a abertura e o encerramento das atividades, organizando os espaços, controlando o tempo e apoiando os avaliadores durante as apresentações. O seminário também contou com a participação voluntária de 40 avaliadores, entre professores do curso de Direito, docentes de outras áreas do conhecimento, pesquisadores e profissionais das carreiras jurídicas, que contribuíram com questionamentos, reflexões e sugestões aos grupos.
Além dos estudantes e professores, o evento reuniu representantes das instituições parceiras, familiares e membros da comunidade, que acompanharam as apresentações e puderam conhecer as ações desenvolvidas pelos estudantes ao longo do semestre.Para a professora Mileni Valente dos Santos, responsável pela organização do seminário, um dos aspectos mais significativos do evento foi ver os próprios estudantes protagonizando todas as etapas do evento.
— O SIEPEX foi pensado para proporcionar aos estudantes uma experiência de socialização acadêmica próxima dos espaços da pesquisa e da pós-graduação, para publicizar as ações que estão sendo desenvolvidas e para fortalecer o diálogo entre Universidade e comunidade. Foi gratificante ver o bloco do Direito repleto de representantes das instituições parceiras e familiares acompanhando os trabalhos e conhecendo os resultados dos projetos — ressalta.
A coordenadora do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, professora Magda Cristiane Detsch da Silva, destacou a relevância da iniciativa para a formação acadêmica e para o fortalecimento dos vínculos entre Universidade e sociedade.
— A presença de membros da comunidade na Universidade, acompanhando os projetos desenvolvidos, fortalece os vínculos construídos ao longo das ações extensionistas, valoriza o trabalho dos estudantes e evidencia o potencial transformador da extensão universitária — enaltece.












