Curso de Ciências Biológicas e Centro Arqueológico da Unoesc realizam curso de taxidermia
Publicado em 05/06/2025
Por Imprensa Unoesc

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Centro Arqueológico da Unoesc, realizou, no dia 31 de maio, um curso de taxidermia. A iniciativa envolveu 19 participantes, entre estudantes de Ciências Biológicas, uma professora de Medicina Veterinária, além de policiais militares ambientais.
O curso foi ministrado pela professora Ana Paula Bertotti Neres, técnica do Laboratório de Zoologia. O objetivo foi capacitar os participantes na técnica de preservação de espécimes animais, mantendo ao máximo suas características morfológicas naturais. Essa prática tem finalidades, principalmente, científicas e educativas.
— A exposição tem fim educativo, já que semanalmente alunos da região visitam o Laboratório de Zoologia e o Centro Arqueológico e se encantam com esses animais, muitas vezes desconhecidos por eles — ressalta a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Unoesc Joaçaba, professora Samanta Iop.
De acordo com a coordenadora, os animais utilizados no curso são provenientes de doações, principalmente oriundos de atropelamentos, seguindo rigorosamente as normas e diretrizes estabelecidas pela legislação ambiental vigente.
- 2