Curso de Artes Visuais, de Xanxerê, realiza viagem de estudos
A viagem, que ocorreu dos dias 10 a 15 de outubro, envolveu diversos destinos. O primeiro destino dos acadêmicos foi a 30ª Bienal Internacional de São Paulo, com destaque para visitação às obras de Arthur Bispo do Rosário (no Parque Ibirapuera), ao Museu de Arte Moderna e à exposição de Adriana Varejão. Ainda em São […]
Publicado em 29/10/2012
Por
A viagem, que ocorreu dos dias 10 a 15 de outubro, envolveu diversos destinos.
O primeiro destino dos acadêmicos foi a 30ª Bienal Internacional de São Paulo, com destaque para visitação às obras de Arthur Bispo do Rosário (no Parque Ibirapuera), ao Museu de Arte Moderna e à exposição de Adriana Varejão. Ainda em São Paulo, o grupo conheceu a Pinacoteca e a Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo, na qual os acadêmicos puderam apreciar as obras do gravurista Oswaldo Goeldi e do artista plástico Carlos Vergara.
Na sequência, seguiram viagem para as cidades históricas de Ouro Preto e Congonhas do Campo. Em Ouro Preto, visitaram as principais igrejas e percorreram as ladeiras históricas, apreciando os casarios. Por sua vez, em Congonhas do Campo (Patrimônio Cultural da Humanidade), conheceram a obra principal de Aleijadinho – Antonio Francisco Lisboa – os 12 Profetas, que está no adro da Basílica de Bom Jesus dos Matozinhos.
Por fim, visitaram o Instituto Cultural Inhotim, em Brumadinho (MG), local que abriga um acervo de Arte Contemporânea e um projeto paisagístico.
Segundo a professora Sandra Abello, que acompanhou os acadêmicos, viagens de estudo são fundamentais para que os conceitos trabalhados em sala possam ser ampliados e, com isso, também se amplie a percepção do mundo e da arte nele produzidas.
Acadêmicos do curso de Artes Visuais da Uniarp (Caçador) compuseram o grupo. A viagem foi organizada pelas professoras Sandra Abello e Suzanne Mendes Valentini, coordenadora do curso de Artes Visuais da Uniarp. Os professores Adriano Santos e Sônia Gonçalves, daquela instituição, também acompanharam o grupo.