Página inicial O que acontece Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Chapecó confecciona e doa casinhas para cachorros da comunidade
Unoesc Ensino Sustentabilidade Aulas Comunidade Chapecó

O nome do projeto que faz os olhos da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Susan Lee, brilharem é o “Casinhas de Cachorro”. Projeto que foi idealizado por ela em agosto de 2022. As primeiras produções de casinhas foram, de certa forma, tímidas. O número chegou a quatro. Já na segunda produção foram 14 e agora está prestes a bater as 30 casinhas para cachorros. É que a confecção dessa nova edição já começou e a muitas mãos!

O grupo de pessoas que participa desse projeto só cresce. Se formos contabilizar desde o início do ano passado, são cerca de 150 pessoas. Entre estudantes da Unoesc Chapecó e voluntários de alguns bairros da Capital do Oeste.

– Um dos nossos alunos fez o projeto e isso facilitou demais a montagem. O processo é desmontar um pallet, selecionar as madeiras, cortar, lixar, deixar nos tamanhos preestabelecidos e diante disso saber quantas casinhas serão produzidas – explicou Susan Lee, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Agora você deve estar se perguntando: Como é feita essa distribuição das casinhas? E o material, como será que eles conseguem?

Quanto à distribuição, o curso de Arquitetura e Urbanismo faz parceria com algumas ONGs de pets de Chapecó. Sendo assim, a coordenadora tem acesso a uma lista dos endereços de pessoas que têm os animais que precisam da doação da casinha. Inclusive, além desses cães que tem endereço fixo há ainda a doação aos cães que recebem “cuidados comunitários”, que são aqueles que moram na rua, mas os moradores de determinada via cuidam no sentido de dar alimentação ao animal.

Já em relação ao material para a produção das casinhas de cachorros, esse chega através de algumas doações. Tanto da comunidade acadêmica quanto externa. Os pallets, por exemplo, têm sido doados pela Aurora Coop. O grupo paga o frete para levar o material à Unoesc Chapecó. Tintas, em alguns momentos, também chegam doações. Em outros, o grupo faz uma vaquinha e compra.

E nesse movimento, o projeto “Casinhas de Cachorro” vai mudando a realidade dos animais que precisam, reaproveitando material que seria descartado (cuidando do meio ambiente), também faz com que acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo coloquem em prática a teoria e cumpram as horas referentes ao Universidade Gratuita, Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), Apex e ACCs. E vale reforçar que tudo isso une voluntários de todas as idades em uma grande experiência de fazer algo em favor da causa animal.

As próximas casinhas serão entregues na Aldeia Condá, onde têm muitos cães que precisam de abrigo. As doações de material para o projeto “Casinhas de Cachorro” são muito bem-vindas, quanto mais doações chegarem, mais animais receberão uma casinha no inverno rigoroso que se aproxima.