Página inicial O que acontece Conversa sobre alfabetização e biologia para a formação dos futuros pedagogos
Graduação Xanxerê

Conversa sobre alfabetização e biologia para a formação dos futuros pedagogos

Por meio de uma fala dinâmica e provocando o interesse dos acadêmicos, a professora e bióloga Francielle Garghetti Battiston explanou sobre o “desenvolvimento neurológico na primeira infância”, aos alunos da 4ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê. A atividade realizada na segunda-feira (31), no componente de Alfabetização e Letramento II, ministrado pela professora […]


Por meio de uma fala dinâmica e provocando o interesse dos acadêmicos, a professora e bióloga Francielle Garghetti Battiston explanou sobre o “desenvolvimento neurológico na primeira infância”, aos alunos da 4ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê.

A atividade realizada na segunda-feira (31), no componente de Alfabetização e Letramento II, ministrado pela professora Neli Gai Pereira, teve como objetivo proporcionar uma melhor compreensão e identificar os limites e possibilidades na alfabetização das crianças.

Para a professora Francielle, o crescimento do profissional da Educação remete ao constante movimento do significar e ressignificar o pensamento, por meio do debate e das novas conexões estabelecidas.

— A experiência de trazer a área das ciências fisiológicas – desenvolvimento do sistema nervoso – para o curso de Pedagogia é importante para a compreensão do papel do professor da Educação Infantil no desenvolvimento da primeira infância. Agradeço à professora Neli por ter aberto a oportunidade de estar com um grupo de estudantes participativos e interessados numa formação de excelência que o curso de Pedagogia de Xanxerê historicamente tem trazido à sociedade — comentou Francielle.

A professora Neli afirma que é necessário este aprendizado para compreender todas a dimensões do conhecimento, além de selecionar melhor as atividades para que as crianças sejam alfabetizadas com qualidade.

A acadêmica Ariane considere que aulas como esta são enriquecedoras e permitem a aquisição de conhecimentos e experiências.

— Foi explicitado o desenvolvimento do sistema nervoso, o qual, na primeira infância, ocorre o período mais acelerado do desenvolvimento da vida humana e é altamente influenciado pelo ambiente e por experiências precoces. É uma sequência identificável de crescimento físico, cognitivo, linguístico e sócio emocional. As primeiras experiências afetam não só os resultados de desenvolvimento, numa idade precoce, como também tem efeito em múltiplos resultados ao longo de toda a vida —  pontuou Ariane.

Para o acadêmico Lucas, conhecer o comportamento e o desenvolvimento do ser humano é uma tarefa que exige dedicação e responsabilidade.

— O conhecimento é uma dádiva em nossas vidas e ter a oportunidade de ouvir e prestigiar uma professora com tamanha sabedoria, realmente é inspirador. O grande desafio que nos aguarda enquanto docentes é a construção da alfabetização e do letramento — finalizou o acadêmico.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.