Página inicial O que acontece Conheça o projeto Ninho do NAI, que atende estudantes da Unoesc Chapecó
Notícia Unoesc Extensão Bolsas de Estudo Inserção Social Comunidade Graduação Chapecó

Conheça o projeto Ninho do NAI, que atende estudantes da Unoesc Chapecó

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) é um setor da Unoesc que faz acompanhamento dos estudantes PcD (Pessoas com Deficiência) e têm a necessidade de auxílio no processo pedagógico. Em Chapecó, são cerca de 30 acadêmicos recebendo atendimento no processo de organização de bolsa, também na adaptação ao campus, além de flexibilização e adequações dentro do processo formativo do aluno.

De acordo com informações do coordenador do NAI Chapecó, Jackson da Silva, desse total de estudantes, de diferentes graduações, existe um grupo que vem com mais frequência ao NAI, por se tratar de estudantes que têm uma dependência maior para concluírem algumas atividades relacionadas ao processo formativo. E a outra parte do grupo tem mais independência e, por isso, não vêm com tanta assiduidade ao NAI. Esses vão se tornando independentes ao longo do processo formativo.  Nesses casos, os auxílios passam a ser esporádicos.

Dentro do NAI, existe o projeto “Ninho do NAI”, que é organizado pelos acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc Chapecó, desde 2020. É um projeto voltado a conversas que também trazem informações aos estudantes e fazem com que não somente os alunos de inclusão, mas todos os outros estudantes, que procuram o serviço, sintam-se inseridos na graduação que escolheram.

As atividades desse projeto são referentes às horas compensadas das bolsas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). Ainda segundo o coordenador, professor Jackson da Silva, os encontros são semanais, promovidos por quatro acadêmicos de Psicologia com a supervisão da professora Aline Cviatkovski, que trabalha os temas relacionados a esses encontros.

– O “Ninho do NAI” atende a uma demanda de temas trazidos pelos alunos. Eles escolhem, por exemplo, trabalho, ansiedade, TCC. Com essa demanda em mãos, a supervisora, professora Aline, junto com os acadêmicos de Psicologia, organizam as atividades e na semana seguinte o grupo começa a debater sobre o tema escolhido – reforçou o coordenador Jackson da Silva.

Atualmente o projeto “Ninho do NAI”, que faz parte da Unoesc Solidária, recebe 35 estudantes. Vale lembrar que o NAI tem duas intérpretes que fazem o acompanhamento de dois estudantes surdos e mais uma professora pedagoga.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 17.35.11