Comunicação Social realiza simulado de debate presidencial
Nesta quarta-feira (26), a 6ª fase do Curso de Comunicação Social habilitação em Jornalismo da Unoesc Campus de Joaçaba realizou a simulação de um debate presidencial, atividade que envolveu as disciplinas de Jornalismo Institucional, Assessoria de Comunicação, ministrada pelo professor Gustavo Deon e a disciplina de Mídia e Cultura, ministrada pelo professor Marcio Trevisol. O […]
Publicado em 27/10/2011
Por
Nesta quarta-feira (26), a 6ª fase do Curso de Comunicação Social habilitação em Jornalismo da Unoesc Campus de Joaçaba realizou a simulação de um debate presidencial, atividade que envolveu as disciplinas de Jornalismo Institucional, Assessoria de Comunicação, ministrada pelo professor Gustavo Deon e a disciplina de Mídia e Cultura, ministrada pelo professor Marcio Trevisol. O debate foi desenvolvido no estúdio de televisão da Unoesc, que transmitiu ao vivo pela Twitcam, através do twitter dos cursos de Comunicação Social.
A simulação continha quatro candidatos fictícios à presidência: Talita Varella da Silva, Douglas Brito, Ricardo Grezel e Fabiano Fernandes. Cada candidato possuía dois assessores de imprensa que os auxiliaram na elaboração de um plano de governo a ser apresentado aos eleitores e orientavam os candidatos no intervalo de cada bloco do debate. O eleitorado foi composto pelos estudantes da 4ª fase Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Fabiano Fernandes conta que todos os candidatos tiveram toda uma preparação para o debate e afirma que “é uma troca de experiências não só com os estudantes, mas também com os calouros que estão nos assistindo e vão acompanhar o debate. É uma atividade muito interessante sobre comunicação e também sobre o entendimento do cenário político atual”.
O professor Marcio Trevisol apontou que sua disciplina “contribuiu trazendo as problemáticas da sociedade brasileira e especialmente aquelas que se referem à formação cultural e principalmente à relação entre comunicação e política, buscando entender que a comunicação torna-se importante para a formação da opinião publica, desenvolvimento, democracia e o fortalecimento das instituições sociais”.
O professor Gustavo Deon explica que os acadêmicos “estão enfrentando essa situação na prática, para que eles consigam desenvolver neste candidato fictício todo o trabalho de mídia training, ou seja, além de enviar as notícias para os meios de comunicação, que são os releases, eles precisam treinar o político para ele saber falar em público, nesse caso saber falar para os telespectadores”.
Doen também relata a importância de convencimento que o candidato precisa possuir para conquistar votos. “Então tudo tem uma ligação. Sse conseguiu um bom desempenho é porque além de ter boas propostas ele se portou de melhor forma para aquele tipo de veiculo em especifico”, diz o professor.
No final do debate, os eleitores votaram no candidato que se sobressaiu em seu plano de governo. A candidata vencedora foi Talita Varella da Silva.
Esta foi à segunda edição do debate simulado. A primeira edição foi realizada no segundo semestre de 2010, desenvolvida pela primeira turma de
Jornalismo da Unoesc.
Texto: Ana Paula Maciel
Fotografias: Amanda Baratieri, aluna de Comunicação Social