Comemoração dos 10 anos de UMIC é marcada por palestras e aula inaugural
A Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC, é um programa da Unoesc Chapecó desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social – SEASC, que desde 2011 atende idosos com atividades educacionais. Em março, o projeto completou seus 10 anos de atividades e a comemoração reuniu estudantes, professores […]
Publicado em 12/04/2021
Por Unoesc
A Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC, é um programa da Unoesc Chapecó desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social – SEASC, que desde 2011 atende idosos com atividades educacionais. Em março, o projeto completou seus 10 anos de atividades e a comemoração reuniu estudantes, professores e autoridades.
A festiva, aconteceu ao vivo pelo youtube e marcou também o início da 7ª turma. Na ocasião, foram promovidos debates e palestras com os temas: “Os direitos e deveres fundamentais da pessoa idosa”, ministrado pela Professora Darlea Carine Palma Mattiello; “A construção da cidadania da pessoa idosa no momento atual” pela professora Doutora Clarete Trzcinski e “Resgate histórico da educação e a efetivação da mesma para os idosos” com Professor Leonardo Dlugokenski, onde os participantes interagiram por meio de chat ao vivo, fazendo referências positivas ao projeto e expressando gratidão pelos momentos proporcionados.
Para Eva Moreira, aluna da nova turma da UMIC, o projeto proporciona diferentes experiências.
— É gratificante para nós idosos, participar de todos esses assuntos e debates, expondo a nossa opinião. Nos sentimos valorizados — comenta.
Outra estudante, Rosilene Garghetti, afirmou que envelhecer com sabedoria e trocando experiências, eleva a autoestima.
Para a coordenadora da UMIC, professora Sandra Maria Toffolo, o projeto não se trata apenas de números, mas sim de valorizar aqueles que já fizeram tanto pela sociedade chapecoense.
— Queremos resgatar valores e propor um novo olhar para essa faixa etária, com novas ações e projetos que possam atender as suas necessidades e torna-los protagonistas e ativos na sociedade contemporânea — comenta.
O Diretor Acadêmico, da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa, destacou que a UMIC é uma oportunidade de seguir alimentando sonhos.
— Sonhos não envelhecem! É alentador saber que estamos vivendo mais, mas também que nossas instituições de ensino e governo municipal tem a preocupação de que vivamos melhor — destaca.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, Itamar Antonio Agnoletto, vice-prefeito municipal de Chapecó representando o Prefeito João Rodrigues; Secretária de Assistência Social – SEASC Elisiane Sanches; Professor Celso Paulo Costa, Diretor Acadêmico da Unoesc Chapecó, representando o vice-reitor de campus, Professor Doutor Carlos Eduardo Carvalho; Professora Carla Martins de Almeida Basso, coordenadora e Pós-Graduação e Extensão e Professora Sandra Maria Toffolo coordenadora da UMIC.
SOBRE A UMIC
A UMIC nasceu em 2011, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com idosos no município de Chapecó. 5% dos entrevistados demonstraram interesse em retornar aos bancos escolares. A partir disso, a Unoesc transformou esses dados em um projeto de extensão, juntamente com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social – SEASC.
As atividades propostas, oportunizam aos idosos momentos de aprendizagem nas mais diversas áreas, objetivando a saúde, qualidade de vida, esporte, cultura, lazer, além de promover conhecimentos voltados aos seus direitos, deveres e convivência biopsicossocial.
As aulas acontecem semanalmente nas dependências da Unoesc. Em tempo de pandemia, as intervenções são online. Os interessados podem se inscrever, caso residam no município, tenham mais de 60 anos e sejam alfabetizados.
O projeto é reconhecido internacionalmente pelo seu formato e já formou mais de 380 idosos, além de outros vinte mil que participaram em atividades correlatas, incentivando-os a continuarem ativos e focados em novos conhecimentos.
*Texto com a colaboração de Sandra Maria Toffolo