Cinearte leva a magia do cinema a 1,4 mil crianças em Campos Novos
Durante o mês de outubro, a Unoesc Campus Aproximado de Campos Novos realizou a segunda edição do Cinearte, um projeto que viabiliza a apresentação de filmes infantis de forma gratuita no Auditório da Universidade. Aproximadamente 190 crianças assistiram a cada uma das sessões, totalizando, ao fim do projeto, um público de aproximadamente 1400 crianças. Idealizado […]
Publicado em 08/11/2010
Por
Durante o mês de outubro, a Unoesc Campus Aproximado de Campos Novos realizou a segunda edição do Cinearte, um projeto que viabiliza a apresentação de filmes infantis de forma gratuita no Auditório da Universidade. Aproximadamente 190 crianças assistiram a cada uma das sessões, totalizando, ao fim do projeto, um público de aproximadamente 1400 crianças.
Idealizado pelo diretor geral do Campus Aproximado, José Fabrício Melo, e tendo o apoio da Enercan e da Prefeitura de Campos Novos nesta segunda edição, o Cinearte busca oferecer mais opções de cultura e lazer para as crianças de Campos Novos e colaborar para a integração entre a Unoesc e a comunidade local.
A atividade conta com a aprovação das escolas da cidade, que agendaram a participação de turmas inteiras, e uma ótima receptividade da comunidade, que também teve a oportunidade de aproveitar, levando seus filhos. A diretora Beloni Bueno Nunes e a professora da Educação Infantil Ângela Aparecida Tesser, ambas do Centro Municipal de Atendimento Integral da Criança e do Adolescente Professor Nair da Silva Gris, parabenizam a Universidade e o diretor José Fabrício pela iniciativa, ressaltando a importância dela para a comunidade. Os 270 alunos das turmas de Educação Infantil da escola participaram do Cinearte e a duas comentam que a experiência foi muito rica para as crianças.
“Elas ficam encantadas”, comenta Beloni. “Como são filmes voltados ao público infantil, trazem mensagens educativas que proporcionam aprendizado às crianças”, complementa a professora Ângela, acrescentando que o conteúdo e a mensagem dos filmes foram trabalhados pelos professores em sala de aula depois das sessões e que o passeio até a Unoesc também é apreciado pelas crianças.
A auxiliar de serviços gerais Juliana Bernabé Rossi é mãe de Natály, de cinco anos, que estuda no Centro Professor Nair da Silva Gris. Ela relata que a filha nunca foi ao cinema e que a vivência proporcionada pelo Cinearte trouxe muita alegria à pequena. “Ela ficou muito contente, nos contou a história do filme e o que fez durante a visita à Universidade”, conta a mãe.
O diretor do Campus Aproximado garante que para a Unoesc o Cinearte também é muito gratificante. “Para nós foi ótimo. Além da interação com as crianças, é maravilhoso ver quando seus olhos brilham ao começar o filme e a gratidão que sentem em relação à Universidade pela experiência que têm. Mesmo quando recebemos 240 alunos de uma só escola, eles se comportaram e ficavam admirados com os filmes exibidos”, comenta.
O diretor garante que em 2011 o projeto deve se repetir, uma vez que está se tornando tradicional na cidade.