Ciências Biológicas realiza viagem de estudos
Acadêmicos da 2ª e 3ª fases do curso de Ciências Biológicas, do Campus de Xanxerê, realizaram viagem de estudos. A viagem, que fez parte de uma atividade interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares de Botânica e Ecologia, ocorreu no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, e no Horto Botânico da Usina Hidrelétrica de Itá. Na oportunidade, […]
Publicado em 21/09/2011
Por
Acadêmicos da 2ª e 3ª fases do curso de Ciências Biológicas, do Campus de Xanxerê, realizaram viagem de estudos.
A viagem, que fez parte de uma atividade interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares de Botânica e Ecologia, ocorreu no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, e no Horto Botânico da Usina Hidrelétrica de Itá. Na oportunidade, os acadêmicos foram acompanhados pelas professoras Silvia Mara Zanela Almeida e Elisangela Bini Dorigon.
No Parque Estadual Fritz Plaumann, única Unidade de Conservação de Floresta Estacional Decidual do rio Uruguai no estado, os acadêmicos foram orientados sobre os procedimentos para formação de um parque, os cuidados e os objetivos com ele. Assim, durante a manhã, percorreram as trilhas do Cruzeiro e das Marrequinhas, onde observaram formações florestais e a integração da vida na floresta, construindo conceitos de biodiversidade.
Já durante a tarde, visitaram o Horto Botânico do Consórcio Itá, local onde observaram todas as etapas de produção de mudas arbóreas nativas, desde a coleta de sementes, passando pelo acondicionamento, manejo, plantio, aclimatação, até o mapeamento de matrizes, além de aspectos ecológicos do processo. O Horto possui aproximadamente 100 espécies diferentes de árvores nativas da região do Alto Uruguai e capacidade de produzir 100 mil mudas por ano. Também nesse período, os acadêmicos visitaram o acervo institucional do Centro de Divulgação Ambiental do Consórcio Itá.
As professoras analisam que as atividades interdisciplinares permitem a construção de conceitos trabalhados de forma teórica. “As atividades de campo constituem importantes estratégias, uma vez que permitem explorar uma grande diversidade de conteúdos, motivam os acadêmicos e possibilitam o contato direto com o ambiente, além de permitir a exploração de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais”, reforça a professora Elisangela.
“A escolha dos locais para a atividade também teve outro objetivo: o de possibilitar a observação de áreas nas quais o biólogo pode atuar, comemorando, ainda, o Dia do Biólogo, que acontece em 03 de setembro”, acrescenta a professora Silvia.