Campus de Xanxerê pesquisa, em parceria, sobre longevidade humana
O Campus de Xanxerê está participando de uma importante investigação em nível nacional. Em parceria com duas instituições de renome, o Campus contribui nos estudos que avaliam a longevidade de idosos do Amazonas. “Marcadores de longevidade nos idosos ribeirinhos de Maués – AM” constitui uma pesquisa pioneira, iniciada em 2010, envolvendo uma parceria inicial entre […]
Publicado em 23/11/2011
Por
O Campus de Xanxerê está participando de uma importante investigação em nível nacional. Em parceria com duas instituições de renome, o Campus contribui nos estudos que avaliam a longevidade de idosos do Amazonas.
“Marcadores de longevidade nos idosos ribeirinhos de Maués – AM” constitui uma pesquisa pioneira, iniciada em 2010, envolvendo uma parceria inicial entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto da pesquisa foi aprovado na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Recentemente, a partir de convite feito pelas duas universidades, a Unoesc integrou-se ao projeto. Com isso, o Campus de Xanxerê fará relevante contribuição ao estudo, através do curso de Ciências Biológicas, fazendo a análise do sangue coletado dos sujeitos pesquisados. A UFSM e a UEA fornecerão os reagentes, e o trabalho de análises será realizado no Laboratório de Biotecnologia do Campus local.
O professor Marco Aurélio Echart Montano, do Campus de Xanxerê, acompanhará o processo. Segundo ele, o sangue para as análises já virá congelado. “Iremos determinar o perfil da enzima antioxidante (MnSOD), para ver como ela está expressa nesses idosos. Será possível, com isso, verificar a obesidade, marcadores oxidativos e inflamatórios dessas pessoas. Os resultados serão enviados à UEA e à UFSM, que darão continuidade ao trabalho”, explica.
Para o professor Marco Aurélio, a investigação em parceria constitui, além de um importante trabalho social, uma forma de divulgar a Universidade. “São instituições com tradição em pesquisa. Então, também é uma maneira de valorizar os trabalhos desenvolvidos pela nossa instituição, tendo em vista que a Unoesc participará das publicações (artigos) que as instituições farão em conjunto”, destaca.
Essa pesquisa, inclusive, já foi tema de um Globo Repórter, em agosto de 2010.