Campanha incentiva descarte correto de medicamentos vencidos ou inutilizados
Acadêmicos da 2ª fase do curso de Farmácia da Unoesc Videira estão desenvolvendo campanha visando ao recolhimento de medicamentos vencidos ou inutilizados. Em vários locais, foram colocadas caixas coletoras com o objetivo de incentivar os estudantes a participarem do descarte adequado. A campanha foi idealizada por meio do componente curricular Introdução às Ciências Farmacêuticas, em que […]
Publicado em 01/09/2017
Por
Acadêmicos da 2ª fase do curso de Farmácia da Unoesc Videira estão desenvolvendo campanha visando ao recolhimento de medicamentos vencidos ou inutilizados. Em vários locais, foram colocadas caixas coletoras com o objetivo de incentivar os estudantes a participarem do descarte adequado. A campanha foi idealizada por meio do componente curricular Introdução às Ciências Farmacêuticas, em que foi desenvolvido o projeto para a conscientização do descarte correto.
A professora Monica Frighetto, coordenadora do curso, afirma que a dispensação de medicamentos em quantidade além da necessária para o tratamento, ou mesmo, amostras grátis distribuídas como propagandas, inevitavelmente ocasionam sobras de medicamentos.
— Sabe-se que essas sobras são alojadas nas residências, em um local denominado de Farmácia Caseira. Esses medicamentos quando vencidos, devem ser descartados. É comum que esse descarte seja realizado em lixo comum ou, ainda, em vasos sanitários — apontou.
Monica explica que foram realizadas pesquisas químicas em diversos países, comprovando que existem inúmeros fármacos contaminando o meio ambiente, sendo que as consequências ainda não são totalmente descobertas. A grande preocupação, no entanto, em relação à sua presença na água, são os potenciais efeitos adversos para a saúde humana, animal e de organismos aquáticos.
— O projeto objetiva fornecer informaçõesà comunidade universitária e à comunidade em geral sobre a importância do descarte adequado de medicamentos vencidos, sobras ou aqueles inutilizados — reforçou a coordenadora.
As caixas estão alocadas em quatro pontos, aguardando o decarte:
– Hall de entrada da Unoesc;
– Em frente à biblioteca;
– Espaço entre Secretaria Acadêmica e Setor Financeiro;
– Hall do núcleo biotecnológico;
As caixas coletoras ficarão à disposição nesses locais até dezembro.