Bolsas de pesquisa do Uniedu e Fumdes estão com inscrições abertas até dia 4 de abril
A Unoesc está com inscrições abertas, até dia 4 de abril, para a submissão de projetos de pesquisa e de extensão e indicação de alunos que concorrem a bolsas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) e para a concessão de bolsas Bolsas de Pesquisa e Extensão do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento […]
Publicado em 16/03/2018
Por Unoesc

A Unoesc está com inscrições abertas, até dia 4 de abril, para a submissão de projetos de pesquisa e de extensão e indicação de alunos que concorrem a bolsas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) e para a concessão de bolsas Bolsas de Pesquisa e Extensão do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). Podem participar da indicação do edital, os alunos de graduação regularmente matriculados com, no mínimo, 20 créditos, entre o primeiro e o antepenúltimo semestre na Unoesc. É imprescindível que o acadêmico candidato a bolsa de pesquisa tenha realizado o cadastro, que vai até o dia 20 de março, no site do Uniedu. Mesmo os estudantes já cadastrados em processos anteriores, deverão atualizar ou confirmar seus dados neste sistema.
Após o cadastro dos dados no site do Uniedu, é importante que o aluno verifique os demais requisitos do bolsista no edital e manifeste seu interesse em participar como bolsista junto ao SAE ou diretamente ao professor, que submeterá a proposta, por meio do preenchimento de formulário de apresentação de proposta de pesquisa, à Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do respectivo campus. O resultado dos projetos de pesquisa aprovados será divulgado no dia 16 de abril.
Os projetos serão submetidos por professores, nas seguintes categorias: “Grupos de Pesquisa” que tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos Grupos de pesquisa da Unoesc, em especial daqueles que dão suporte aos programas e projetos de stricto sensu da instituição (mestrado e doutorado) e “Inovação/Universal” que busca estimular o pesquisador pelo desenvolvimento tecnológico e inovação, contribuindo para a formação de pessoas que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora do Estado de Santa Catarina. Essa Modalidade contempla o desenvolvimento de produtos (bens de capital, bens de consumo duráveis e não duráveis, serviços, softwares) e processos (de fabricação e controle) inovadores.
O benefício concedido ao aluno dos projetos selecionados, corresponderá ao valor mínimo de 25% e o máximo 100% do valor da mensalidade. As bolsas terão duração de um ano. As propostas aprovadas na Modalidade Bolsa de Pesquisa ou de Extensão, com recursos oriundos do artigo 171 (Fumdes), devem prever um cronograma com período de execução de até (dois) anos, com a possibilidade de prorrogação por até 1 (um) ano, de acordo com o previsto no projeto.