Página inicial O que acontece Autoridade em Digitalização do Rádio palestra na Unoesc
Graduação São Miguel do Oeste

Autoridade em Digitalização do Rádio palestra na Unoesc

O Curso de Jornalismo da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, promoveu, na última semana (11), uma palestra com o professor  Álvaro Bufarah Junior, pesquisador do núcleo de ‘Rádio e Mídia Sonora’ da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). De acordo com a […]


O Curso de Jornalismo da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, promoveu, na última semana (11), uma palestra com o professor  Álvaro Bufarah Junior, pesquisador do núcleo de ‘Rádio e Mídia Sonora’ da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

De acordo com a coordenadora do curso, professora Leoní Serpa, o objetivo da palestra foi de realizar uma discussão a respeito da digitalização do veículo. “Aproveitamos a presença do professor Álvaro, que leciona na Pós-graduação em Gestão da Comunicação do Curso de Jornalismo e realiza pesquisas em relação à digitalização do rádio, para atualizar nossos estudantes e os profissionais da região que já atuam no rádio, a respeito desta grande mudança que está por acontecer e que irá mudar a forma de atuar destes profissionais”, explicou Leoní.

A professora falou que ao contrário do que acontece com a TV, a qual já está com os padrões definidos e com o processo de digitalização em andamento, com o rádio o processo ainda  demorará.  “A digitalização do rádio ainda está muito longe de se concretizar, as pesquisas realizadas pelo professor Álvaro indicam que ainda não há um consenso a respeito de qual sistema utilizar. Por este motivo, há uma perspectiva de que o processo vai se prolongar por muito tempo. Outro problema que existe é a troca dos equipamentos das emissoras, já que para cada sistema existe um equipamento diferente que deverá ser adquirido pela emissora”, destacou.

Para a coordenadora, esta ação demonstra a preocupação que a universidade tem, tanto para a formação dos estudantes como para o desenvolvimento da região. “Este é o papel do curso, não temos que nos preocupar apenas com os alunos que estão em sala de aula, temos que pensar que tem todo um público aí fora que também pode se beneficiar dos conhecimentos gerados pela universidade”, finalizou.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.