Aula Magna do curso de Administração aborda marcas e oportunidades no mercado internacional
Publicado em 26/08/2026
Por franmafesoni
Evento promovido pela Unoesc Videira proporcionou aos estudantes reflexões sobre empreendedorismo, internacionalização e os desafios do mercado global
O curso de Administração da Unoesc Videira promoveu, na noite de 17 de agosto, uma Aula Magna com o tema “Da Ideia ao Mercado Global: Construindo Marcas e Oportunidades Internacionais”, proporcionando aos estudantes uma oportunidade de ampliar conhecimentos e conhecer experiências práticas relacionadas à criação de marcas, à expansão de negócios e ao comércio internacional.
A convidada do encontro foi Liandra De Marco, CEO da SCL Contrade, profissional com experiência no comércio exterior e atuação em mais de 15 países.
No encontro, a convidada abordou a criação de marcas e as estratégias para a expansão de negócios para o mercado internacional, compartilhando também relatos de sua experiência com diferentes marcas e os desafios enfrentados pelas empresas no processo de internacionalização. A conversa permitiu aos participantes compreenderem, a partir de experiências práticas, algumas das oportunidades e dos desafios envolvidos na inserção de empresas em mercados globais.
A atividade contou também com a participação de estudantes do 2º e 3º ano da Escola de Educação Básica Eurico Pinz, de Fraiburgo, do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio.
Para a coordenadora do curso de Administração da Unoesc Videira, professora Francielle Mafesoni, aproximar os estudantes de profissionais que vivenciam o mercado é uma forma de conectar a formação acadêmica à realidade profissional.
— Mais do que falar sobre negócios internacionais, a Aula Magna nos convidou a pensar grande, reconhecer oportunidades e compreender que ideias, conhecimento e preparação podem ultrapassar fronteiras. Uma formação de qualidade vai além da sala de aula e aproxima nossos estudantes de pessoas, experiências e possibilidades — destaca a professora.
A realização da Aula Magna também integra as ações de internacionalização desenvolvidas pela Universidade, fortalecendo a conexão entre a formação acadêmica e as transformações do mercado de trabalho.
Ao longo do encontro, os estudantes puderam refletir sobre a construção e o posicionamento de marcas, a identificação de oportunidades e a importância da preparação profissional para atuar em um ambiente de negócios cada vez mais conectado. A experiência reforçou a necessidade de desenvolver uma visão estratégica, empreendedora e global, preparando os futuros profissionais para compreender e atuar diante dos desafios de um mercado em constante transformação.
Para o curso de Administração, momentos como esse contribuem para ampliar horizontes e estimular os estudantes a enxergarem novas possibilidades para suas carreiras, compreendendo que o conhecimento, a inovação e uma visão global podem abrir caminhos e ultrapassar fronteiras.

