Aula Magna aborda os Desafios Jurídicos das Criptomoedas
Na última quarta-feira, 09, os acadêmicos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da Unoesc Pinhalzinho, participaram da Aula Magna promovida pelo curso de Direito com o apoio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). O encontro, aberto ao público, teve como tema “Desafios jurídicos das criptomoedas” e foi realizado de forma presencial, tendo como local o […]
Publicado em 14/03/2022
Por Unoesc
Na última quarta-feira, 09, os acadêmicos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da Unoesc Pinhalzinho, participaram da Aula Magna promovida pelo curso de Direito com o apoio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). O encontro, aberto ao público, teve como tema “Desafios jurídicos das criptomoedas” e foi realizado de forma presencial, tendo como local o Auditório da Universidade.
Na oportunidade, o advogado Gabriel Juvenardi Rodrigues abordou os conceitos de criptografia, criptomoeda, mineração, histórico do bitcoin no mundo o as tendências sobre o uso das moedas desta natureza. Ainda, falou sobre questões relacionadas à tributação e os projetos de lei em torno do tema. Por fim, o professor Lucas Pichetti Trento tratou dos aspectos penais relacionados aos crimes contra a economia popular e dos desafios acerca dos golpes praticados por Exchanges no Brasil.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Pinhalzinho, professora Lediani Mohr, eventos como este são importantes pôr promoverem a interdisciplinaridade entre os cursos e possibilitar aos acadêmicos uma visão sobre diversas áreas, agregando conhecimento sobre um assunto que está entre os mais comentados do mercado financeiro atual.
A Coordenadora do Curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho, professora Fernanda Trentin, avaliou o evento:
— Uma aula interdisciplinar como esta é necessária, uma vez que situações nesta natureza estão afetando moradores de São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Chapecó, prejudicando a economia local — reiterou a professora.
Fernanda ainda destacou que, conforme mencionado pelo doutor Gabriel, a educação financeira e digital deve ser realizada, bem como a busca pela informação profissional, eis que golpes desta natureza são mais facilmente identificados na atualidade. Além disso, ela identifica o tema como importante aos profissionais das três áreas, pois afeta o mercado financeiro, contábil e jurídico.
Participaram do evento: 46 acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração e 121 acadêmicos do curso de Direito.