Página inicial O que acontece Aula Magna aborda os Desafios Jurídicos das Criptomoedas
Graduação Evento Pinhalzinho

Aula Magna aborda os Desafios Jurídicos das Criptomoedas

Na última quarta-feira, 09, os acadêmicos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da Unoesc Pinhalzinho, participaram da Aula Magna promovida pelo curso de Direito com o apoio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). O encontro, aberto ao público, teve como tema “Desafios jurídicos das criptomoedas” e foi realizado de forma presencial, tendo como local o […]


Na última quarta-feira, 09, os acadêmicos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da Unoesc Pinhalzinho, participaram da Aula Magna promovida pelo curso de Direito com o apoio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). O encontro, aberto ao público, teve como tema “Desafios jurídicos das criptomoedas” e foi realizado de forma presencial, tendo como local o Auditório da Universidade.

Na oportunidade, o advogado Gabriel Juvenardi Rodrigues abordou os conceitos de criptografia, criptomoeda, mineração, histórico do bitcoin no mundo o as tendências sobre o uso das moedas desta natureza. Ainda, falou sobre questões relacionadas à tributação e os projetos de lei em torno do tema. Por fim, o professor Lucas Pichetti Trento tratou dos aspectos penais relacionados aos crimes contra a economia popular e dos desafios acerca dos golpes praticados por Exchanges no Brasil.

Para a  coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Pinhalzinho, professora Lediani Mohr, eventos como este são importantes pôr promoverem a interdisciplinaridade entre os cursos e possibilitar aos acadêmicos uma visão sobre diversas áreas, agregando conhecimento sobre um assunto que está entre os mais comentados do mercado financeiro atual.

A Coordenadora do Curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho, professora Fernanda Trentin, avaliou o evento:

— Uma aula interdisciplinar como esta é necessária, uma vez que situações nesta natureza estão afetando moradores de São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Chapecó, prejudicando a economia local — reiterou a professora.

Fernanda ainda destacou que, conforme mencionado pelo doutor Gabriel, a educação financeira e digital deve ser realizada, bem como a busca pela informação profissional, eis que golpes desta natureza são mais facilmente identificados na atualidade. Além disso, ela identifica o tema como importante aos profissionais das três áreas, pois afeta o mercado financeiro, contábil e jurídico.

Participaram do evento: 46 acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração e 121 acadêmicos do curso de Direito.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.