Página inicial O que acontece Atividade prática aprimora o conhecimento dos estudantes quanto ao Mercado de Ações
Notícia Aulas Joaçaba Capinzal Campos Novos

Estudantes da segunda fase dos cursos de Administração e Ciências Contábeis tiveram a oportunidade de vivenciar na prática como funcionam os investimentos em ações na Bolsa de Valores e, na noite de terça-feira (5), apresentaram os resultados obtidos. As equipes com melhor desempenho foram premiadas com celulares.

O “Jogo de Mercado com Ações” foi idealizado pelos professores Fábio Lazzarotti e Ana Lúcia Behrend Listone e utilizou a ferramenta ADVFN, que trabalha de forma simulada com operações na Bolsa de Valores com renda variável focando os investimentos em ações. Foram três meses de atividades, nas quais, a partir de um valor de investimento, os estudantes, com base no conhecimento obtido em sala de aula, compraram e venderam ações.

Foi a oportunidade de os alunos terem uma vivência na prática, experimentando como funcionam os investimentos e, principalmente, tiveram que fazer análises, avaliar o mercado sem realizar ações precipitadas e apropriar-se das informações das empresas que estão na Bolsa de Valores para tomar as decisões.

— Fomentamos a construção de uma consciência de investimentos, trabalhamos a educação financeira, incentivamos a calcular riscos e aprender com os erros, já que desta vez, em especial, o dinheiro investido é fictício — afirmou o professor Fábio Lazzarotti.

O jogo também foi aplicado com as turmas de Campos Novos e Capinzal. Em Campos Novos, as apresentações e premiações aconteceram na segunda-feira (4) e em Capinzal, na quinta-feira (7).

— Tivemos relatórios muito bons, o que reforça a importância de aliar teoria à prática durante os componentes que ministramos. Todas as equipes estão de parabéns pelo empenho — destacou a professora Ana Lúcia.