Atividade marca o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Unoesc campus de Videira, promoveu ações de saúde preventiva nesta segunda-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Durante toda a tarde, no ambulatório da instituição, realizoú-se a aferição da pressão arterial dos funcionários e visitantes como alerta. Segundo o Ministério […]
Publicado em 27/04/2010
Por
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Unoesc campus de Videira, promoveu ações de saúde preventiva nesta segunda-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Durante toda a tarde, no ambulatório da instituição, realizoú-se a aferição da pressão arterial dos funcionários e visitantes como alerta.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 30 milhões de hipertensos e 12 milhões não sabem que são portadores da doença. Por ano, mais de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de problemas causados pela hipertensão. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que apenas 10% das pessoas com pressão alta fazem regularmente acompanhamento médico e seguem as orientações devidas.
Alguns fatores que podem influenciar a hipertensão são a alimentação não balanceada (excesso de sal contribui ainda mais), o consumo de bebida alcoólica e o sedentarismo. Os sintomas que ajudam no diagnóstico da doença são dores de cabeça, cansaço, tontura e sangramento do nariz.
Mas atenção para diagnósticos precipitados: qualquer indivíduo pode apresentar esporadicamente níveis de pressão arterial altos sem que seja considerado hipertenso. Somente o médico poderá diagnosticar, acompanhar e dar as devidas orientações.
Fonte: Ministério da saúde