Página inicial O que acontece Atividade do curso de Enfermagem promove estímulo ao raciocínio crítico dos graduandos
Graduação Joaçaba

Atividade do curso de Enfermagem promove estímulo ao raciocínio crítico dos graduandos

Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, são inseridos no contexto prático desde as primeiras fases em diversas instituições de saúde da região de Joaçaba-SC. Conforme os graduandos vão evoluindo, novos desafios são propostos a eles. Exemplo disso é o incentivo ao olhar crítico dos graduandos, nas fases finais, onde em cada campo […]


Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, são inseridos no contexto prático desde as primeiras fases em diversas instituições de saúde da região de Joaçaba-SC. Conforme os graduandos vão evoluindo, novos desafios são propostos a eles. Exemplo disso é o incentivo ao olhar crítico dos graduandos, nas fases finais, onde em cada campo de estágio é proposto aos alunos que realizem intervenções de melhoria nos setores.

Durante o primeiro semestre de, com o auxílio dos profissionais da enfermagem Supervisores de estágio e sob a orientação da coordenadora do curso, professora Márcia Restelatto, os acadêmicos realizaram intervenções e atividades práticas que possibilitaram um aprendizado imersivo.

— Essas propostas de intervenções trazem maturidade ao graduando. Muitas vezes o ‘problema’ está claro para eles, mas quando o professor confronta com o questionamento: ‘o que você faria para mudar essa situação? ’ Os alunos observam a situação de um novo ponto de vista e lançam mão da criatividade para tentar resolver — coloca a professora do curso e enfermeira, Luana Turra.

Na emergência do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), as alunas Alissia, Gabrieli, Kely, Natália e Maiara, observaram a necessidade de atualizar o informativo que continha o Algoritmo de parada cardiorrespiratória (PCR) para adultos, com a nova versão da American Heart Association (2020). Através da parceria com a enfermeira coordenadora da Emergência Thaíse Pratto, foi elaborado um novo material que agora está disponível na Sala de Reanimação para auxiliar os profissionais e alunos da instituição.

A aluna Kely, da 10ª fase do curso destaca que a ideia de realizar intervenções nos campos de estágios estimula os acadêmicos a terem um olhar mais crítico e analítico quanto ao atendimento direto e indireto prestado ao paciente.

— Na semana em que estávamos em estágio na emergência do hospital, conferindo os materiais e equipamentos da sala vermelha 9sala de reanimação), nós tivemos a ideia de atualizar o fluxograma de PCR, destacamos mudanças muito relevantes e importantes que devem ser seguidas no momento de PCR e pós-PCR, que são essências para salvar a vida de um paciente e mantê-lo estável. Frente a isso observamos a importância de sempre estarmos nos atualizando, aprimorando e buscando novos conhecimentos — relata Kely.

A professora e enfermeira Luana salienta ainda que, nenhuma dessas intervenções seria possível se não houvesse a disponibilidade dos colaboradores de cada instituição.

— Essas atividades têm como objetivo formar enfermeiros pró-ativos, auxiliar na relação entre profissionais da instituição e graduandos, estimular a relação multiprofissional e, claro, ofertar assistências de qualidade aos pacientes. Deixo aqui meu agradecimento em nome do curso e dos nossos acadêmicos — finaliza a professora.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.