Arqueóloga que atua no Centro Arqueológico da Unoesc palestra para alunos de escola de Capinzal
A Unoesc em parceria com a CTG Brasil, está implantando na Universidade em Joaçaba um Centro de Arqueologia, este espaço conta com laboratório de arqueologia, reserva técnica, sala de educação patrimonial e ambiental e museu. No dia 26 de abril foi realizada uma palestra on-line para os alunos do Ensino Médio da Escola Mater Dolorum de […]
Publicado em 29/04/2021
Por Unoesc
A Unoesc em parceria com a CTG Brasil, está implantando na Universidade em Joaçaba um Centro de Arqueologia, este espaço conta com laboratório de arqueologia, reserva técnica, sala de educação patrimonial e ambiental e museu. No dia 26 de abril foi realizada uma palestra on-line para os alunos do Ensino Médio da Escola Mater Dolorum de Capinzal, ministrada pela arqueóloga Marina da Fonseca Lopes, profissional técnica responsável pelo acervo.
No encontro, a arqueóloga abordou o Contexto arqueológico do Oeste catarinense incluindo o modo de vida dos grupos que habitaram a região durante o período denominado de pré-colonial, (anterior ao ano de 1.500 que marca a chegada dos colonizadores europeus) e explicou sobre onde eles viviam, do que se alimentavam, que utensílios utilizavam, como confeccionavam seus instrumentos líticos (artefatos em pedra) e/ou vasilhas cerâmicas. Marina também falou sobre como arqueologia, patrimônio cultural material, imaterial e o que compõe o Centro Arqueológico da Unoesc, bem como, quais tipos de materiais arqueológicos podem ser encontrados na reserva técnica e sua importância.
— O momento foi marcado por muita curiosidade por parte dos alunos e é importante para que possamos aproximá-los do universo da arqueologia. É um contato que será estreitado ainda mais quando tivermos o museu em funcionamento, pretendemos continuar realizando ações como essa — comentou a arqueóloga.
A previsão é que o museu do Centro arqueológico esteja disponível para visitação ainda no primeiro semestre deste ano de 2021.