Alunos de Farmácia participam de curso sobre técnicas de injetáveis
Estudantes do curso de Farmácia da Unoesc Videira participaram, na sexta-feira, 21 de maio, de uma atividade sobre as técnicas e conhecimentos para aplicação de injetáveis. O curso foi ministrado pelas Professoras Dra. Bruna Amanda Girardi e Mestre Mônica Frighetto. Pela manhã, Bruna Girardi discorreu sobre Conhecimento da Legislação em Serviços Farmacêuticos; POP´s; Biossegurança; EPI’s; Tipos […]
Publicado em 25/05/2021
Por Unoesc
Estudantes do curso de Farmácia da Unoesc Videira participaram, na sexta-feira, 21 de maio, de uma atividade sobre as técnicas e conhecimentos para aplicação de injetáveis. O curso foi ministrado pelas Professoras Dra. Bruna Amanda Girardi e Mestre Mônica Frighetto.
Pela manhã, Bruna Girardi discorreu sobre Conhecimento da Legislação em Serviços Farmacêuticos; POP´s; Biossegurança; EPI’s; Tipos de agulha, seringa, elementos componentes das agulhas e seringas; Plano de gerenciamento de resíduos; Características dos principais medicamentos injetáveis; Diluição básica de medicamentos; Efeitos colaterais, interações, precauções na aplicação de injetáveis, conduta de atendimento; Medidas para controle de infecção; Aplicação de injetáveis em crianças; idosos; cadeirantes; aplicação em domicílio; Pós-aplicação, entre outros assuntos relacionados.
No período da tarde, durante aula coordenada pela professora e coordenadora do curso, Monica Frighetto, os alunos colocaram em prática os ensinamentos recebidos durante a primeira aula com aplicação dos injetáveis entre os participantes.
Conforme Mônica Frighetto, a realização dessa atividade surgiu da crescente demanda à assistência à saúde fora de ambientes hospitalares, principalmente em momentos que o sistema de saúde está com sua capacidade esgotada.
—Isso exige que os profissionais da área da saúde, incluindo farmacêuticos, tenham habilidades e conhecimentos sobre técnicas de aplicação de injetáveis, descarte de materiais perfuro-cortantes e higiene adequada que irão garantir a segurança à saúde do paciente que procura os serviços de aplicação de injetáveis em ambulatórios de farmácias e drogarias, além de capacitar o profissional para o exercício consciente de sua profissão no mercado de trabalho—, garantiu ela.