Página inicial O que acontece Alunos de Farmácia participam de curso sobre técnicas de injetáveis
Graduação Videira

Alunos de Farmácia participam de curso sobre técnicas de injetáveis

Estudantes do curso de Farmácia da Unoesc Videira participaram, na sexta-feira, 21 de maio, de uma atividade sobre as técnicas e conhecimentos para aplicação de injetáveis. O curso foi ministrado pelas Professoras Dra. Bruna Amanda Girardi e Mestre Mônica Frighetto. Pela manhã, Bruna Girardi discorreu sobre Conhecimento da Legislação em Serviços Farmacêuticos; POP´s; Biossegurança; EPI’s; Tipos […]


Estudantes do curso de Farmácia da Unoesc Videira participaram, na sexta-feira, 21 de maio, de uma atividade sobre as técnicas e conhecimentos para aplicação de injetáveis. O curso foi ministrado pelas Professoras Dra. Bruna Amanda Girardi e Mestre Mônica Frighetto.

Pela manhã, Bruna Girardi discorreu sobre Conhecimento da Legislação em Serviços Farmacêuticos; POP´s; Biossegurança; EPI’s; Tipos de agulha, seringa, elementos componentes das agulhas e seringas; Plano de gerenciamento de resíduos; Características dos principais medicamentos injetáveis; Diluição básica de medicamentos; Efeitos colaterais, interações, precauções na aplicação de injetáveis, conduta de atendimento; Medidas para controle de infecção; Aplicação de injetáveis em crianças; idosos; cadeirantes; aplicação em domicílio; Pós-aplicação, entre outros assuntos relacionados.

No período da tarde, durante aula coordenada pela professora e coordenadora do curso, Monica Frighetto, os alunos colocaram em prática os ensinamentos recebidos durante a primeira aula com aplicação dos injetáveis entre os participantes.

Conforme Mônica Frighetto, a realização dessa atividade surgiu da crescente demanda à  assistência à saúde fora de ambientes hospitalares, principalmente em momentos que o sistema de saúde está com sua capacidade esgotada.

—Isso exige que os profissionais da área da saúde, incluindo farmacêuticos, tenham habilidades e conhecimentos sobre técnicas de aplicação de injetáveis, descarte de materiais perfuro-cortantes e higiene adequada que irão garantir a segurança à saúde do paciente que procura os serviços de aplicação de injetáveis em ambulatórios de farmácias e drogarias, além de capacitar o profissional para o exercício consciente de sua profissão no mercado de trabalho—, garantiu ela.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.