Alunos da Uniti retornam às aulas presenciais na Unoesc
Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Maravilha e Pinhalzinho retornaram, recentemente, às aulas presenciais. Com olhares atentos e muita vontade de aprender, os alunos trazem alegria às tardes de quarta-feira da Unoesc. A aluna Maria Alice Jung conta que ingressou na Uniti em […]
Publicado em 16/03/2022
Por Unoesc
Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Maravilha e Pinhalzinho retornaram, recentemente, às aulas presenciais. Com olhares atentos e muita vontade de aprender, os alunos trazem alegria às tardes de quarta-feira da Unoesc.
A aluna Maria Alice Jung conta que ingressou na Uniti em 2020. Porém, com a pandemia da Covid-19, as aulas precisaram ser suspensas. Ela conta que o Programa contribui com o desenvolvimento pessoal.
— A Uniti proporciona um aprimoramento contínuo de conhecimentos específicos e sociais. As nossas quartas-feiras são repletas de alegria e conhecimento — ressalta a aluna.
Segundo a professora Elis Regina Zanin, o Programa contribui com a socialização dos idosos que, por dois anos, ficaram isolados do convívio social, devido à pandemia.
— As aulas contribuem com a saúde e qualidade de vida, por meio de temas relacionados à saúde, bem-estar, economia, meio ambiente, relacionamentos, entre outros. A interação com colegas de outros municípios também permite que novas amizades aconteçam — avalia a professora.
Para marcar a retomada das aulas, calouros e veteranos participaram da palestra “Como sair dos trilhos”, com o professor doutor Ricardo Niqueti. Durante o curso, serão oferecidos diversos componentes, entre eles: Turismo; Cozinha Afetiva; Primeiros Socorros; Conforto Ambiental; Saúde e Qualidade de Vida: alimentação saudável; Anatomia Humana; Relacionamento Familiar entre Gerações; Corpo e Saúde: atividade física I.
Os idosos interessados ainda podem ingressar na Uniti até o final deste mês. Em agosto, será oferecida uma nova turma.
SÃO JOSÉ DO CEDRO
Em São José do Cedro, a turma ingressante participou da oficina “Zonas Azuis: fatores da longevidade”, com o professor Eduardo Cipriani. Já os veteranos participaram da oficina “Corpo Saúde e Atividade Física”, com a professora doutora Marizete Zuppa.
A professora doutora Claudia Klein destaca os benefícios em participar da Uniti.
— Esse é um programa em que os idosos podem aprofundar seus conhecimentos para melhorarem a qualidade de vida. Além disso, é um espaço de integração social que proporcionará vivências únicas e enriquecedoras — afirma a professora, acrescentando que uma nova turma deverá ser oferecida no segundo semestre deste ano.
PINHALZINHO
Na Unoesc Pinhalzinho, calouros e ingressantes participaram da palestra “Competências socioemocionais em tempos de mudanças e conexões digitais”. A palestra foi ministrada pelo professor Alain Baderha Kalema. Além disso, receberam as boas-vindas de autoridades e parceiros do Programa.
Segundo o professor Álvaro Cielo Mahl, a Uniti incentiva a busca de uma reciclagem pessoal e o entendimento pelo idoso do seu papel social na contemporaneidade.
— O Programa ajuda a desenvolver potencialidades e propicia novas experiências, bem como, promove ações que garantem o bem-estar biopsicossocial dos idosos. Além disso, é uma oportunidade para aprofundar conhecimentos, que vão agregar valores para melhorar a qualidade de vida e o envelhecimento saudável. É um espaço de convívio, amizade, trocas e de bons encontros — destaca o professor Álvaro Cielo Mahl, acrescentando que uma nova turma deverá ser oferecida no segundo semestre.
MARAVILHA
Em Maravilha, os alunos receberam as boas-vindas da coordenação do Programa e de representantes dos municípios parceiros. Logo após, assistiram à apresentação cultural da equipe de Contação de Histórias de Maravilha.
Segundo a professora Izoldi Klein Pinheiro, três turmas retomaram às aulas: uma de ingressantes, outra de veteranos e uma de aperfeiçoamento.
— Os alunos retornaram com muita disposição. Relataram que, durante o período que ficaram sem aulas, sentiram muita falta do convívio na Universidade. O Programa traz vida para a Unoesc — conclui a professora, informando que uma nova turma será aberta ainda neste semestre.